Nunca fiz cuscuz na minha vida, mas agora com a inspiração de minhas amigas blogueiras, não paro de testar receitas! Isso é um vício! Amo tudo isso! hahaha..
Essa receita peguei no blog 'saboreandoavida', da Marly.
Aqui repasso a sua receita que fiz e taí o resultado:
500g de tapioca
800 ml de água
300 ml de leite integral
200 ml de leite de coco
1 e 3/4 de xícara (chá) de açúcar
Uma pitada de sal
1 coco médio ralado (200 a 300 g de coco fresco ralado) ou
dois pacotes de coco ralado de 100g cada1 lata de leite condensado
800 ml de água
300 ml de leite integral
200 ml de leite de coco
1 e 3/4 de xícara (chá) de açúcar
Uma pitada de sal
1 coco médio ralado (200 a 300 g de coco fresco ralado) ou
dois pacotes de coco ralado de 100g cada1 lata de leite condensado
Ponha a tapioca numa tigela. Junte o sal e o açúcar, misturando tudo. Ferva juntos: A água, o leite e o leite de coco. Quando a mistura de leites e água levantar fervura, despeje-a sobre a tapioca, mexendo bem. Cubra tudo, de preferência abafando a tigela (eu não abafei). Minutos depois a mistura começará a ficar na consistência de um mingau; junte então a ela, metade do coco ralado, voltando a misturar bem. Ponha a massa numa travessa (pirex), ou em tigelinhas individuais, nivelando-a com uma colher, espere esfriar mais uns minutos e salpique sobre ela o restante do coco. Leve à geladeira tampada, para que o resfriamento/endurecimento se complete (demora umas três/quatro horas). Na hora de servir derrame um fiozinho de leite condensado sobre cada porção (corte os pedaços, se for o caso).
Notas da blogueira aqui presente: fiz a receita pela metade, pois tinha menos de 500g de tapioca na minha dispensa, pois vivo dado fim a ela!
O coco eu fiquei com preguiça de ralar e meti no processador, então não saiu ralado, e sim em flocos, mas ficou ótimo também (mas da próxima vez farei o serviço pesado!).
Na hora de servir cada um coloca o que quiser do leite condensado - fiozinho???
Valeu, Marly!
8 comentários:
Adoro essa sobremesa!!!
Esse cuscuz é mesmo uma delícia, não é verdade? Faço questão de frisar isso porque, nós, brasileiros, muitas vezes nos esquecemos da riqueza culinária do nosso país.
Muito obrigada por ter escolhido uma receita do meu blog para reproduzir aqui, fico muito satisfeita em saber que você obteve sucesso na confecção da mesma (e ainda a aprovou!).
Quanto ao suspiro, se você for mesmo fazê-lo e quiser deixá-lo ainda mais saboroso, ponha uma colher de chá de sumo de limão (e não meia) e acrescente meia colher de chá de raspinhas da casca do limão. Eu omiti todas essas coisas na receita que publiquei, porque ela foi direcionada para algumas pessoas que ainda não conseguem fazer suspiro de jeito nenhum, e nem querem mais ouvir falar sobre isso; então eu preferi simplificar a receita ao máximo, rsrs.
Beijinho e boa tarde.
Ah, sim, o limão (sumo e casca) deve ser acrescentado às claras juntamente com a última porção do açúcar.
Você não resistiu à tentação do cuscuz. Fez muito bem!
Bjs.
Ai, oque é isso?? Quando podia (era magra) comia quase que todo dia uma tapioca de coco com leite moça quando chagava do serviço! Agora, não posso me dar a esse luxo! Esse couzcouz deve ser uma coisa, nossa! Perfeito. Grande beijo
Sandra que fizeste?
Aiiiiiiii que vontade que me deu....
Bj♥
Que saudades dessa sobremesa, eu comia qdo era pequena nas praias do Rio de Janeiro!! Queria saber se posso substituir o leite de vaca pelo leite de soja, ou de castanha pois nao tomo leite de vaca, obrigada!!
Tem um cabelo na foto ou estou vendo coisas?
Postar um comentário