Tradução: Cuca - é um bolo doce de origem alemã preparado quase sempre com massa fermentada de pão, com cobertura de farofa crocante
Minha mãe sempre fez Cuca, mas nunca colocou no papel a receita. Ela sempre dizia que cozinha com ela era tudo no olhômetro.
Hoje em dia ela já não pode mais cozinhar, e como resolvi fazer esse bolo, fui na internet procurar uma receita que levasse fermento para pão, e não fermento em pó.
Encontrei no blog 'Come-se', da Neide Rigo, que por sua vez obteve essa receita de uma senhora no Rio Grande do Sul, de uma confeitaria, se não me engano.
Pensei: é essa, pois a todas as outras que dei uma olhada antes usavam o tal do fermento em pó, e isso eu não queria (até porque já fiz uma que veio em uma revista gastronômica, de uvas - muito boa, mas não era com o fermento fresco).
Fazendo o passo a passo da receita, parei em um ponto que achei que não precisaria de mais farinha de trigo, pois lembrei a da minha mãe, que fazia a massa bem mole e grudenta!
Aí esta ela antes de crescer (esqueci de fotografar depois que ela cresceu).
A seguir adicionei abacaxi em rodelas (fruta fresca) e enfeitei com cerejas em calda no meio dos buracos.
Coloquei a farofa por cima e levei ao forno.
Eis que surpresa desagradável: cade as cerejinhas que botei aqui ???
Não, não foi o rato nem o gato!
Tá aqui, tá aqui, tá aqui !!!
RECEITA (eu dividi os ingredientes ao meio, pois achei que seria muito fazer ela toda - portanto esta é a receita com as minhas medidas)
15 g de fermento fresco para pão
125 g de açúcar
6 g de sal (1 colher de chá)
375 ml de leite
2 ovos pequenos
37 g de manteiga em temperatura ambiente
6 g de melhorador (não tinha então não usei)
625 g de farinha de trigo (aqui usei menos, para que ela ficasse bem mole e grudenta).
Dissolver o fermento com o açúcar e o sal no leite morno. Após fermentar (15 minutos) acrescentar os ovos e a manteiga.
Misture a farinha aos poucos, com uma colher. Veja, minha massa ficou grudenta, mas a dela continuava amassando a mesma numa superfície, deixando-a macia mas não muito firme como a de pão.
Coloquei a massa na forma untada em óleo e deixei crescer.
Por o tempo estar um pouquinho frio, demorou mais de 1 hora para crescer.
Para a Farofa: misture com as mãos 1 xícara de açúcar, 1 xícara de farinha de trigo e 1/2 xícara de manteiga gelada.
Finalmente coloquei as frutas e a farofa e levei para assar em forno pré-aquecido, por 1 hora ou até ficar dourado por cima.
Desenforme fria (nem esperei tanto assim !)
Sirva com chá ou café !
7 comentários:
Sandra,
A cuca com fermento de padeiro é justamente a que os alemães e imigrantes consideram a verdadeira, né! Eu nunca a tinha visto com abacaxi, que delícia!
As fotos ficaram tentadoras!
(ah, e o creme de abóboras com camarão ficou chiquérrimo!).
Beijinho
SIMPLESMENTE EU ADOREIIIIII, COM O ABACAXI E AS CEREJAS ALEM DE LINDO, NOSSA... DEVE TER FICADO MUITO GOSTOZINHO. BEIJINHOS
Minha amiga, confesso que apesar de ter adorado a receita da cuca, fiquei mesmo de olho foi em baixo...hummmmm esse creme de abóboras é demais!!!! Me deu uma vontade enorme!!!Parabéns pela criatividade laranja, arrasou!
AI QUE TENTAÇÃO ESSA CUCA, ADORO ABACAXI....BOM ADOREI SEU BLOG....TBM GOSTO DE COZINHAR RS....ESTOU TE SEGUINDO...BJOS
ADORO CUCA ESSA ESTÁ DIVINA!!!
BJIM
Sandra!
Vi que a Cybele fez sua cuca e foi por lá que eu pedi autorização dela para publicar num livro de receitas de caráter beneficente (Projeto Instituto Beija Flor de Colombo-PR). Ela está constrangida porque disse que a receita veio daqui. Porisso estou aqui pedindo a sua autorização para publicar a receita.
Me responde?
zakuskas@hotmail.com
Obrigada querida!
Beijinhos
Sandra
Voltando para dizer que fiz sua cuca e ficou maravilhosa! Muito Obrigada por divulgar esta delícia. Em breve coloco no Zakuskas.
Beijinhos
Postar um comentário