terça-feira, 4 de maio de 2010

Streuselkuchen


Tradução: Cuca - é um bolo doce de origem alemã preparado quase sempre com massa fermentada de pão, com cobertura de farofa crocante

Minha mãe sempre fez Cuca, mas nunca colocou no papel a receita. Ela sempre dizia que cozinha com ela era tudo no olhômetro.

Hoje em dia ela já não pode mais cozinhar, e como resolvi fazer esse bolo, fui na internet procurar uma receita que levasse fermento para pão, e não fermento em pó.

Encontrei no blog 'Come-se', da Neide Rigo, que por sua vez obteve essa receita de uma senhora no Rio Grande do Sul, de uma confeitaria, se não me engano.

Pensei: é essa, pois a todas as outras que dei uma olhada antes usavam o tal do fermento em pó, e isso eu não queria (até porque já fiz uma que veio em uma revista gastronômica, de uvas - muito boa, mas não era com o fermento fresco).

Fazendo o passo a passo da receita, parei em um ponto que achei que não precisaria de mais farinha de trigo, pois lembrei a da minha mãe, que fazia a massa bem mole e grudenta!

Aí esta ela antes de crescer (esqueci de fotografar depois que ela cresceu).



A seguir adicionei abacaxi em rodelas (fruta fresca) e enfeitei com cerejas em calda no meio dos buracos.



Coloquei a farofa por cima e levei ao forno.



Eis que surpresa desagradável: cade as cerejinhas que botei aqui ???



Não, não foi o rato nem o gato!

Tá aqui, tá aqui, tá aqui !!!





RECEITA (eu dividi os ingredientes ao meio, pois achei que seria muito fazer ela toda - portanto esta é a receita com as minhas medidas)


15 g de fermento fresco para pão
125 g de açúcar
6 g de sal (1 colher de chá)
375 ml de leite
2 ovos pequenos
37 g de manteiga em temperatura ambiente
6 g de melhorador (não tinha então não usei)
625 g de farinha de trigo (aqui usei menos, para que ela ficasse bem mole e grudenta).
Dissolver o fermento com o açúcar e o sal no leite morno. Após fermentar (15 minutos) acrescentar os ovos e a manteiga.
Misture a farinha aos poucos, com uma colher. Veja, minha massa ficou grudenta, mas a dela continuava amassando a mesma numa superfície, deixando-a macia mas não muito firme como a de pão.
Coloquei a massa na forma untada em óleo e deixei crescer.
Por o tempo estar um pouquinho frio, demorou mais de 1 hora para crescer.


Para a Farofa: misture com as mãos 1 xícara de açúcar, 1 xícara de farinha de trigo e 1/2 xícara de manteiga gelada.
Finalmente coloquei as frutas e a farofa e levei para assar em forno pré-aquecido, por 1 hora ou até ficar dourado por cima.
Desenforme fria (nem esperei tanto assim !)

Sirva com chá ou café !

7 comentários:

Marly disse...

Sandra,

A cuca com fermento de padeiro é justamente a que os alemães e imigrantes consideram a verdadeira, né! Eu nunca a tinha visto com abacaxi, que delícia!
As fotos ficaram tentadoras!

(ah, e o creme de abóboras com camarão ficou chiquérrimo!).

Beijinho

www.culinariasaborecor.com disse...

SIMPLESMENTE EU ADOREIIIIII, COM O ABACAXI E AS CEREJAS ALEM DE LINDO, NOSSA... DEVE TER FICADO MUITO GOSTOZINHO. BEIJINHOS

Unknown disse...

Minha amiga, confesso que apesar de ter adorado a receita da cuca, fiquei mesmo de olho foi em baixo...hummmmm esse creme de abóboras é demais!!!! Me deu uma vontade enorme!!!Parabéns pela criatividade laranja, arrasou!

ANDREA FRANZONI disse...

AI QUE TENTAÇÃO ESSA CUCA, ADORO ABACAXI....BOM ADOREI SEU BLOG....TBM GOSTO DE COZINHAR RS....ESTOU TE SEGUINDO...BJOS

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

ADORO CUCA ESSA ESTÁ DIVINA!!!
BJIM

Tânia disse...

Sandra!
Vi que a Cybele fez sua cuca e foi por lá que eu pedi autorização dela para publicar num livro de receitas de caráter beneficente (Projeto Instituto Beija Flor de Colombo-PR). Ela está constrangida porque disse que a receita veio daqui. Porisso estou aqui pedindo a sua autorização para publicar a receita.
Me responde?
zakuskas@hotmail.com
Obrigada querida!
Beijinhos

Tânia disse...

Sandra
Voltando para dizer que fiz sua cuca e ficou maravilhosa! Muito Obrigada por divulgar esta delícia. Em breve coloco no Zakuskas.
Beijinhos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...