sexta-feira, 14 de maio de 2010

Pães Caseirinhos


Essa receita aprendi no Blog 'Cozinha é Poesia'.

Realmente eles são uma delícia e bem fáceis de fazer!
A receita já está na lista dos mais pedidos aqui de casa...
Bem, é verdade que preciso treinar a modelagem...


Ingredientes:


- 2 colheres (chá) de fermento biológico seco – eu substitui por 15g de fermento fresco conforme estava na receita
- 1 ovo
- 3/4 xícara (chá) de leite
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 1 e 1/2 colheres (chá) de sal
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo aproximadamente – eu usei um pouco mais
- Manteiga ou margarina derretida para pincelar os pãezinhos


Modo de fazer:

Misture quase toda a farinha (cerca de 2/3) o fermento biológico seco o sal e o açúcar. Reserve. (Nessa parte, eu diluí o fermento numa parte do leite morno, junto com o açúcar).
Quebre o ovo dentro de uma xícara ou jarra medidora e complete com leite até atingir 240 ml. Misture com um garfo e junte ao recipiente com os ingredientes secos, junte também a manteiga e misture de início com uma colher ou garfo. Passe a massa para uma bancada polvilhada de farinha de trigo e comece a sovar fazendo movimentos de “ir e vir” como se estivesse rasgando-a, ou seja, empurre para cima com a palma da mão e puxe-a para baixo com a ponta dos dedos. Com a massa nesse ponto “grudento” é bem mais fácil. Faça isso durante uns 5 ou 10 minutos ou até que a massa mude a coloração ficando mais clara e adquira um aspecto rendado. Adicione o restante da farinha enquanto continua a sovar.
Use uma espátula para desgrudar a massa da bancada e sove mais 15 ou 20 minutos. Não deixe a massa muito seca, ela deverá ficar bem maleável. Cubra e deixe crescer até dobrar de volume (de 40 a 60 minutos).
Depois de crescida passe a massa para a bancada polvilhada com farinha de trigo e corte-a em 16 pedaços e modele os pãezinhos no formato desejado - os meus deram mais, pois eu fui dividindo... Coloque em uma assadeira untada e polvilhada com farinha de trigo ou fubá e deixe crescer até dobrar o volume novamente.
Preaqueça o forno por uns 15 minutos antes de assar os pãezinhos assim eles ficarão douradinhos mesmo sem pincelar com ovo ou gema de ovo. Coloque então a assadeira no forno bem quente e asse-os por cerca de 20 minutos.
Retire a assadeira do forno e pincele-os com manteiga ou margarina derretida enquanto ainda estão quentes. Deixe-os sobre uma grade até que esfriem.

5 comentários:

Anônimo disse...

Simplismente divino...com uma manteiguinha entao...rsrsrs
Bjks e lindo findi!!!

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

MUITO LINDOS E APETITOSOS TBM!

Glorinha L de Lion disse...

ai que delícia! eu adoro fazer pão...será que dá pra fazer essa receita na planetária da arno com o batedor de pão? pq eu não tenho força pra sovar...faço sempre pão na batedeira...mas esses tão com uma carinha linda...pena que agora já tá tarde pra fazer..vou fazer amanhã...hehe beijos.

Pecados da mesa disse...

Olá;
Hummmm que delícia, me deu água na boca.
Eu adoro fazer pães e vou fazer esta receita maravilhosa!
Parabéns pelo seu blog, estou te seguindo.
Venha cometer pecados da mesa e me conhecer, e poderemos trocar muitas idéias juntas.

Beijão MARIA PAULA
www.pecadosdamesa.com.br

Isabel Salvador disse...

uma maravilha,lindíssimos,jinhos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...