terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Bacalhau



A história do verdadeiro bacalhau é milenar e nasceu na Noruega, nas águas frias e salgadas do Norte da Europa.
Os vikings são considerados os pioneiros nas descoberta do Cod Gadus morhua (nome científico do bacalhau), espécie farta nos mares que navegavam. Como não tinham sal, os vikings apenas secavam o peixe ao ar livre, até que se perdesse a quinta parte do seu peso e endurecesse. Mais tarde, também os romanos se habituaram a consumir o bacalhau.

O hábito do brasileiro de saborear bacalhau é herança da colonização portuguesa, que começou a disseminar a partir do descobrimento do Brasil. Mas, somente com a chegada da corte portuguesa e dos comerciantes lusos ao país, é que o consumo do pescado foi impulsionado. No mesmo período, o Brasil estreitou os laços comerciais com a Noruega e começou a importar – a primeira importação oficial do produto começou em 1843.

A seguir uma receita de Bacalhau retirado do livro “O Cozinheiro Imperial” – ano de 1843 (1º livro de culinária publicado no Brasil)

‘Suflê de Bacalhau

Cozinhe o bacalhau, desfie-o bem miúdo e coloque-o num Molho bechamel. Se for prato único, acrescente 6 gemas. Unte um fôrma funda com manteiga, coloque dentro o bacalhau no bechamel e 15 min. antes de servir junte as claras em neve. Leve ao forno, e quando levantar e estiver dourado retire do forno e sirva imediatamente.’
O que fiz cuja foto está aqui, foi com batatas (coloquei metade baroa), cebolas, pimentão vermelho, tomate concassê, azeitonas pretas, tomate cereja e azeite.
O diferencial aqui é que utilizei o bacalhau que já vem dessalgado - uma maravilha! Não compro mais bacalhau salgado, pois o dessalgado facilita muito e vc nem precisa acrescentar sal (só coloquei um pouco nos legumes).
Lenge leve Vikings!


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...