terça-feira, 10 de maio de 2011

Galinhada: prato típico de onde mesmo ?

De onde é mesmo esse prato?
Galinhada tem em quase tudo quanto é lugar.
Talvez o que mude são alguns ingredientes a mais no prato, como por exemplo:
feito com pequi, ou com guariroba, feito com capote (galinha d'angola), e por aí vai...
 Isso sem falar em outros países, como Portugal, África, etc, etc, o que acredito que tenha até no Japão (uai, eles não adoram arroz e comem muito ovo de galinha? prá onde vão as galinhas???)

E eu que adoro uma galinha, principalmente a sobrecoxa,  adoro um franguinho à passarinho, um frango de padaria, frango ao curry... eita carne boa essa! hahhaa

 Aí, num belo dia que não tô a fim de fazer muita badalação na cozinha, parto prá galinhada 
(com o maior prazer!)
Aí vai depender do que tenho de tempero à mão.

Começo esquentando o óleo na panela, coloco os pedaços de frango para dourarem (sabe aquele saco de frango a passarinho que você compra no supermercado?), venho com o alho picadinho, cebola, tomate, pimentão (só uso os coloridos aqui em casa), sal e pimenta, temperos à escolha, uma linguiça calabresa (esse eu incrementei!)... e depois disso tudo o arroz já bem lavado e sequinho.
Refogo bem e então encho de água fervente (porque eu não uso caldo de tablete em minha casa).

E tudo é tão simples e prazeroso, que ainda invento outros acompanhamentos como farofinha de bacon e batatinhas salteadas no azeite e ervas... e os ovos cozidos...!

Eita, quem foi que inventou mesmo tudo isso?
Pensei que fosse eu!  Hahahahaa...


3 comentários:

Felismina disse...

Que maravilha ficou essa galinhada...posso pegar um pouquinho...

bjocas

Iliane disse...

para mim ..é prato tipico de minas uai!!!rssss..mas..já vi galinhada de goiás...de varios lugares..sei que eu amo fazer..e adoro comer..amei a sua..bjo

Rogério Peixoto disse...

Segundo o chef Atala, a Galinhada é um prato típico da cozinha caipira de SP, MG, GO e MS. Mas há também a galinhada do sul. Na Virada Cultural de São Paulo a galinhada é servida e saboreada na rua.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...