De onde é mesmo esse prato?
Galinhada tem em quase tudo quanto é lugar.
Talvez o que mude são alguns ingredientes a mais no prato, como por exemplo:
feito com pequi, ou com guariroba, feito com capote (galinha d'angola), e por aí vai...
Isso sem falar em outros países, como Portugal, África, etc, etc, o que acredito que tenha até no Japão (uai, eles não adoram arroz e comem muito ovo de galinha? prá onde vão as galinhas???)
E eu que adoro uma galinha, principalmente a sobrecoxa, adoro um franguinho à passarinho, um frango de padaria, frango ao curry... eita carne boa essa! hahhaa
Aí, num belo dia que não tô a fim de fazer muita badalação na cozinha, parto prá galinhada
(com o maior prazer!)
Aí vai depender do que tenho de tempero à mão.
Começo esquentando o óleo na panela, coloco os pedaços de frango para dourarem (sabe aquele saco de frango a passarinho que você compra no supermercado?), venho com o alho picadinho, cebola, tomate, pimentão (só uso os coloridos aqui em casa), sal e pimenta, temperos à escolha, uma linguiça calabresa (esse eu incrementei!)... e depois disso tudo o arroz já bem lavado e sequinho.
Refogo bem e então encho de água fervente (porque eu não uso caldo de tablete em minha casa).
E tudo é tão simples e prazeroso, que ainda invento outros acompanhamentos como farofinha de bacon e batatinhas salteadas no azeite e ervas... e os ovos cozidos...!
Eita, quem foi que inventou mesmo tudo isso?
Pensei que fosse eu! Hahahahaa...
3 comentários:
Que maravilha ficou essa galinhada...posso pegar um pouquinho...
bjocas
para mim ..é prato tipico de minas uai!!!rssss..mas..já vi galinhada de goiás...de varios lugares..sei que eu amo fazer..e adoro comer..amei a sua..bjo
Segundo o chef Atala, a Galinhada é um prato típico da cozinha caipira de SP, MG, GO e MS. Mas há também a galinhada do sul. Na Virada Cultural de São Paulo a galinhada é servida e saboreada na rua.
Postar um comentário