sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Café da manhã caipira




Minha mãe sempre que fazia pão, deixava um pouco da massa de reserva para fritar. Quando ela não deixava, suas filhas reclamavam : porque não sobrou um pouquinho para comermos frito???

Certa vez, ainda em minha infância, fui visitar a fazenda de meu tio no Paraná. E lá a caseira dele serviu a massinha frita no café da manhã. Eu, lógico, adorei, e comi muito!

Me lembro que no lugar onde era a fazenda, havia um povoado lá perto. E eu fui passear de cavalo, acompanhada do capataz e de outro sobrinho de meu tio, que estava visitando-o também. Quando passamos pelo povoado (era num domingo), todos os jovens estavam ali, vestidos com suas melhores roupas domingueiras, e as meninas todas maquiadas. De um lado ficavam os meninos, do outro as meninas.

Nunca me esqueci disso, pois nós (eu e o garoto) fomos a sensação daquele povoado, com todos nos olhando com espanto e admiração, pois eles sabiam que éramos da cidade grande, hahaha.

Mas a verdade é que fui criada no interior também (não num povoado!): nasci em Niterói, mas aos 10 meses fomos morar em Joinville; aos 3 anos, fomos para Paranavaí, no Paraná, e só aos 10 anos vim morar em Niterói.

Me senti muito importante na época, vindo morar numa cidade próxima ao Rio de Janeiro. Viemos morar em um apartamento e eu achei muito chique, vejam como é a mente de uma criança que morava no interior!

Depois eu entendi aqueles rapazes e moçoilas nos olhando como se tivéssemos vindo de outro planeta!

Tudo isso é para dizer de onde eu tirei que isso faz parte de um café da roça.

Se você nunca comeu massa de pão (ou até mesmo de pizza) frita, não sabe o que está perdendo! Você nem vai querer saber do pão na refeição matinal (vesperal, etc)!
E se colocar um fio de mel então... Arrê égua!!!



'Era uma casa, muito engraçada...!'

 

6 comentários:

orvalho do ceu disse...

Olá,querida
Ficam parecidas com a rabanada pros cariocas,né?
Deve mesmo ser uma delícia! Pena que não posso experimentar por ora, a vesícula não me permite...
Um bj em seu coração

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

AGORA QUE SEI COMO SE FAZ VOU ESPERIMENTAR!

Gina disse...

Sandra,
Não é a primeira vez que vejo essa história de pão frito, mas nunca vi pessoalmente esse hábito.
Achei muito legal a forma como você nos contou esse episódio. E provar esse pãozinho, lembrando de tudo isso deve ter dado um sabor melhor ainda!
Bom final de semana.

Rachel disse...

Sandra, dia desses vi uma receita lá no blog da Anita http://www.rubr.com.br/, e fiquei muito curiosa pois ela chamou de Bolinho dos Oitenta.
Fui ver a receita... e não é que era exatamente isso que você descreveu, massa de pão frita...menina, nunca comi e acho que deve ficar ótimo mesmo. Como você não passou nenhuma receita vou tentar a dela e depois te conto, ok?!

Ah...você tem razão, a receita que vi foi a de croque monsieur, lá no site da UOL, mas quando fiz o sanduiche, cadê que eu me lembrei...rsrsrs!

Bjuss!!!

Nádia Lamas disse...

Sandrinha, ampliando meus horizontes gastronômicos... nunca tinha visto, nem imaginado que se pode comer massa de pão frita... logo eu, que amo uma fritura. E, já que é caipira o café da manhã, que tal uns ovos caipiras mexidos? bjs

Luana M. disse...

Aqui em Londrina tem disso para vender em padaria, com canela e açúcar. Não sou fã, de verdade. Gosto mais de uma rabanada!!! Adoro o fato dela ser molhadinha por dentro...

Desculpa ter puxado a sua orelha com o lance do brigadeiro gourmet. Eu que sou totalmente metropolitana (sou brasiliense) e moro numa ex-cidade pequena de interior (Londrina agora ganhou o status de metrópole, pode?), tenho um olhar muito crítico em relação aos modismos que as moiçolas metropolitanas tentam enfiar em nossas goelas.

Veja o caso do cupcake. Putz, tô chocada com essa moda. Cara, esse negócio que vendem no Brasil não é cupcake! Cupcake tem cobertura de açúcar com margarina e corante, quando muito um achocolatado com margarina de quinta categoria.

Aqui a cobertura é de brigadeiro, de chantilly, de ganache, e o povo teima em chamar de cupcake porque a aparência é a mesma da norte-americana. Ah, que saco. Isso me cansa e diverte... hahahaha.

Beijo e volte sempre lá no Limo Bag!

P.S. Sugestão de nome para o cupcake brasileiro: bolo de bacia confeitado ou bolinho de bacia com cobertura. Mais decente, não acha?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...