É também chamada de ambaló, ambaró, cajá-mirim, cajazinha, tapareba, Taperebá, taperibá, ou tapiriba.O cajá é uma fruta originária das regiões tropicais da América, bastante popular no Brasil , especialmente na região Nordeste. A fruta, de cor avermelhada ou amarelada, possui uma polpa suculenta de sabor relativamente azedo, revestida por uma fina casca. O cajá é dotado de pequenos espinhos macios na parte do mesocarpo.
A fruta é bastante popular no sul da Bahia, é encontrada facilmente em feiras livres às margens de rodovias. A polpa da fruta é uma das mais comercializadas na região, sendo utilizada no preparo de refrescos, batidas, licores e sorvetes.
E aqui duas receitas:
1) Vá até o supermercado e compre o picolé da Garoto, sabor cajá!

2) Mousse de Cajá
10 cajás maduros
1 lata de leite condensado
2 caixinhas de creme de leite
12g de gelatina incolor
200 ml de água
Descasque os cajás e corte as frutas em pedaços. Coloque no liquidificador a água e os cajás em pedaços e bata até virar uma pasta. Penere para retirar os bagaços. Coloque o suco coado no liquidificador e bata por dois minutos com o leite condensado, o creme de leite e a gelatina dissolvida em 5 colheres de água. Coloque no recipiente desejado e leve à geladeira até ganhar consistência.
Sirva-se:








_ "...fornece uma espécie de vinho e óleo usado na culinária do extremo-norte." - citação do livro de Câmara Cascudo, História da Alimentação no Brasil.
Esses potes de vidro (bombonièrs) serão para colocar balas, pirulitos, jujubas, marshmallow..
Os vidros à direita serão para colocar salgados, tipo cones recheados, espetados em sal grosso com corante rosa. Os pratinhos brancos à frente servirão outros salgados, como patês, grissinis..








Outro dia peguei essa receita em um blog. Fui testá-la, pois fazia muito tempo que não comia sagu. Na minha infância, era um doce que sempre esteve presente, feito com vinho 'sang de boá'...rsrs.. 






