terça-feira, 7 de julho de 2009

Feijão Tropeiro

Gosto muito de pratos típicos, pois eles refletem a alma de um povo.

Veja o caso do Feijão Tropeiro: como o próprio nome diz, feitos pelos tropeiros, homens que viajavam em lombos de cavalos e burros (estes utilizados principalmente para o transporte de cargas) pelos caminhos interioranos deste nosso país. No lombo dos burros levavam seus alimentos, que deveriam ser não perecíveis, visto a distância e duração das viagens. Portanto, em suas bolsas de couro, carregavam os feijões, a farinha de mandioca e os toucinhos (sustança que não pode faltar, já dizia o caipira).


Feijão Tropeiro

- 200g de toucinho picado
- 1 unidade de linguiça calabresa defumada em rodelas
- 2 xíc. de feijão carioquinha cozido
- 1 cebola picada
- 1 dente de alho amassado
- 100g de manteiga
- 3 ovos
- 1 1/2 xíc. farinha de mandioca
- sal, pimenta
- cebolinha verde picada

Frite o toucinho. Quando estiver quase como torresmo, acrescente a linguiça e frite-a. Retire da panela e deixe use o óleo para refogar o alho e a cebola. Coloque o feijão, temperando com sal e pimenta. À parte derreta a manteiga em um frigideira, acrescente os ovos e faça um mexido. Junte a farinha de mandioca. Coloque esta farofa no feijão, junto com a linguiça e o toucinho.

Quando servir, salpique a cebolinha.
Servi este feijão com lombo assado em molho demi-glacê com laranja, cebolas crocantes e couve mineira. A cachaça não pode faltar também. E uma salada para aliviar isso tudo!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...