segunda-feira, 22 de junho de 2009

Mandioca - a rainha do Brasil!

Quando Pero Vaz de Caminha escreveu sobre nossa terra, falou que no cardápio dos tupiniquins havia muito inhame. Claro que ele não sabia que se tratava de mandioca, pois ele não a conhecia, e provavelmente associou esta raiz ao inhame conhecido em Portugal.

Diz a lenda que a filha de um chefe indígena engravidou sem contato masculino, comunicado por um homem branco em sonho ao pai furioso. Nasceu uma menina branquinha e deslumbrante, que se chamou Mani. Depois de um ano, a menina morreu sem dor nem doença. Do seu túmulo, dentro da oca, nasceu um arbusto que abriu a terra, como que mostrando o corpo enterrado. Suas raízes foram as primeiras mandiocas, Mani 0ca, a casa de Mani.

E quem é que não gosta de mandioca cozida, que seje só com manteiga, ou que seje o acompanhamento de uma deliciosa galinha ensopada? E a farofa que se faz com a farinha da mandioca, tem alguém que não gosta? E os beijus, tapiocas, pudim de tapioca, bolo de puba, tacacá, tucupi, e muitos e muitos outros pratos com essa que é a rainha do cardápio brasileiro!

Pois deixo aqui minha homenagem com um delicioso escondinho de carne seca!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...