terça-feira, 12 de julho de 2011

Óia a cocada!!!

Foi minha primeira vez!
E acho que vai ser a última... será???
 É que, sinceramente, tem coisas na cozinha que prefiro que os outros façam!
Adoro uma barraquinha cheia daquelas cocadas brancas, pretas, de maracujá, abacaxi, nozes...
Mas tudo bem: resolvi fazer!
Comprei 1kg de coco ralado no Hortifruti.
Vi uma montanha de receitas no Google.
Mas antes de começar a fazer, perguntei a minha vizinha Julia se ela já tinha feito.
 'Claro', respondeu ela, 'eu sempre faço!'

Beleza! Então me ensina: tem que começar fazendo a calda...?

'Nada disso, Sandra, põe o coco na panela com 1/2kg de açúcar e um cadinho de água.
Ou leite se você quiser mais gostosa!'

É claro que vou querer mais gostosa!
Primeiro processei um pouco prá não ficar cocada tão cheia de pedaços caindo...
 Aí fui prá panela..

'E mexe (fogo bem baixo) de vez em quando...'
'vai acrescentando mais leite..'
'e mais açúcar..'
'o coco tem que ficar transparente...'
'e põe mais água...'
'quando secar tá bom...'
(tudo isso era ela falando...!)
 Aff, levou mais de 1kg de açúcar, muito mais água e leite...
Não seria melhor ter feito a calda primeiro, oxente!??
Bom, só sei que depois de um tempão, comecei a fazer as colheradas em cima da bancada.
E com a panela no fogo! ('baixo, bem baixinho agora' - mas já não tava???)
'Ah, e quando ver que tá seco, já vira ela prá secar embaixo..'
'E cuida prá não secar de vez na panela...'
'E mexe...'

Olha, ficaram ótimas, me senti orgulhosa de tê-las feito...
mas da próxima vez acho que vou experimentar uma receita que vi por aqui:
"Cocada da Preguiçosa - do blog Na Cozinha da Lu", rsrs..

7 comentários:

Marly disse...

Oi, Sandra,

A sua cocada ficou com uma aparência tão clássica e apetitosa!
Eu tenho uma receita de cocada baiana em que realmente a gente primeiro faz uma calda, oportunamente quero postá-la. Olha, se você vier a fazer cocadas novamente, rsrs, faça esta aqui, que é gostosíssima, e não é complicada:

http://saborear-saboreandoavida.blogspot.com/2009/01/cocadinha-de-leite-condensado.html

Só tenha o cuidado de colocar o coco de um fruto pequeno, para não ficar sem doce.

Beijoca!

Gina disse...

Sandra, quando entro para comentar, direciona para o site de uma vidente, sabia? Afff!!!
Nem me lembro de já ter feito cocada algum dia... E vou falar uma coisa, até gosto, mas é doce a danadinha...
Quando vai montar a barraquinha?
Bjs.

Cybele Belschansky disse...

Amiga, pode ser que deu trabalho, mas que ficaram muito lindas e apatitosas, ah!, ficaram sim! Valeu o esforço!

Cozinha Perfumada disse...

Oi !! Não conhecia seu blog e achei lindo!! Que delicia esta cocada!! Linda !! Beijos Tereza

Rachel disse...

Hehehehe... é uma delícia, mas dá um trabalho, né?!

Mas no final compensa, as suas ficaram lindas!

Bjuss!!!

ELIZABETE disse...

Cocada é o meu doce preferido me faz lembrar minha querida mãe que mora no Paraná e eu aqui e Minas fico cheia de saudades! Boa noite!

B. V. disse...

Adoro cocada, mas á tantas receitas com côco e são sempre muito saborosas.
bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...