Peguei essa receita do blog 'Cozinhar é poesia' e achei bem interessante.
Aliás peguei várias outras receitas que estão na minha lista de espera - muito legal mesmo o blog, recomendo!
Decidi fazê-la e não me arrependi nem um pouquinho!
O bolo fica molhadinho, o gosto do maracujá e canela surpreende e as sementes quebradinhas na geléia por cima fazem croc, croc, croc...
A seguir a receita - você vai precisar para o bolo de:
3 ovos
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva – se usar o extra virgem será um tanto melhor (e se quiser pode substituir por um bom óleo vegetal)
1/2 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de suco de maracujá concentrado (bata a polpa no liquidificador usando a tecla pulsar e depois passe por uma peneira, se ficar algum resíduo de semente, nesse bolo acrescentará até um charme a mais)
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
2 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó
E para a cobertura:
1 xícara (chá) de polpa de maracujá com as sementes (pode fazer sem elas também)
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de canela em pó
Bolo:
Em um recipiente peneire todos os ingredientes secos (açúcar, farinha, canela e fermento), em dias úmidos pode-se peneirar até por duas vezes. Reserve.Coloque todos os líquidos (ovos, azeite, leite e suco) no copo do liquidificador e bata até ficar homogêneo.Despeje a mistura líquida sobre os ingredientes secos e misture bem, não é preciso bater a massa, basta misturar.Coloque em uma assadeira retangular ou redonda (equivalente ao n° 2, aprox. 32x22 cm) bem untada com manteiga ou margarina e polvilhada com farinha de trigo. E asse em forno preaquecido em temperatura média (cerca de 180º) até dourar. Teste inserindo um palito que deverá sair seco.
Cobertura:
Bata no copo do liquidificador a polpa do maracujá com as sementes até que elas fiquem trituradas.Numa panela pequena leve ao fogo a polpa batida e ”sem coar”, o açúcar e a canela em pó. Misture bem e leve ao fogo, mexendo vez ou outra até atingir o ponto de geléia mole. Não saia de perto, pois é rápido.Deixe esfriar uns minutos e aplique sobre o bolo alisando com as costas de uma colher.Se desejar fure o bolo com um palito antes de colocar a cobertura. O bolo poderá estar frio ou ainda quente.
2 comentários:
Oi Sandra!
Ah! Que bom que você escolheu experimentou e gostou de uma receita lá da minha Cozinha! Eu gosto muito desse bolo de maracujá, azeite e canela, quando faço eu aprecio muito mais que o bom sabor. Ele me traz lembranças de um tempinho bom...
Gostei muito de conhecer sua "Cozinha Santa", quantas receitas de peixes e frutos do mar você tem aqui. Eu mato minhas saudades e vontades nos blogs alheios, por que aqui com facilidade só encontro peixes de rio. Eu amo o mar...
E gostei dos bolos também, eu ainda tenho poucas receitas no meu blog mas são uma grande paixão minha. Amei seu bolo cafona! (ahahah) e o de capilé! (não sabia desse outro nome para a groselha). Estou seguindo para sempre que der dar uma espiadinha nessa cozinha.
Um beijinho minha querida.
Oi, Sandrinha, saudade! Adorei este bolo, assim que puder vou experimentar a combinação... beijos
Postar um comentário