quinta-feira, 28 de maio de 2009

Croquembouche



Hoje resolvi falar desta clássica sobremesa francesa por algumas coincidências. Primeiro li sobre ela na revista deste mês Prazeres da Mesa. E hoje, ao ver a novela da Globo que passa no Vale a pena ver de novo, lá estava ela novamente: num jantar na casa do barão, oferecido por Viriato aos pais de sua namorada (prá quem não se situou a novela é Senhora do destino!). Fui ao meu livro Le Cordon Bleu: Todas as Técnicas Culinárias, lembrar como era a sobremesa.

O nome Croquembouche significa 'crocante na boca', pois trata-se de carolinas recheadas com creme pâtissière, cobertas por caramelo. Até aí tudo bem. O problema é montar esta peça ornamental com formato arquitetônico (piramidal!).
Você tem de fazer as carolinas separadamente e depois, com a ajuda de um cone, grudá-las para que formem esta maravilha - e no final tem de tirar o cone!!!
Nos casamentos na França, a Croquembouche é obrigatória, até mais importante do que o bolo da noiva.

Um dia vou tentar fazê-la, e prometo postar a minha foto por aqui (será?).
Mas já que falo de carolinas, ou bombinhas, o que deixo aqui hoje é uma receita com massa choux (é esse o nome da massa desses bolinhos), que aprendi aqui mesmo na internet, e de vez em quando faço, pois é muito fácil de fazer e também é muito bom!


BOMBINHAS DE QUEIJO E ERVAS

1 xícara de água
1/3 de xícara de manteiga
1 xícara de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
4 ovos
3/4 de xícara de queijo prato (ou qualquer outro que tenho na geladeira, até mesmo misturando sabores)
4 colheres (sopa) de cebola picada
Ervas a gosto

Aqueça o forno em temperatura bem alta (220°). Unte levemente duas assadeiras grandes (se for anti-aderente não precisa).
Aqueça a água com a margarina numa panela até que levante fervura. Junte a farinha e o sal de uma só vez e mexa vagarosamente em fogo baixo até que a mistura forme uma bola (em mais ou menos 1 minuto).Retire do fogo e coloque na tigela da batedeira. Junte os ovos e bata bem, até a massa ficar lisinha (fica um pouco grudenta). Acrescente o queijo, a cebola e as ervas e mexa bem com uma colher. Deixe cair as colheradas de chá (ou faça as bombinhas com um saco de confeitar) sobre as assadeiras. Asse em forno quente de 15 a 20 minutos, até que cresçam e dourem. Sirva quente.

2 comentários:

Adinoela disse...

Oi Sandra,

´Penso em fazer estas carolinas salgadas no Natal, mas queria uma dica de recheio!
Pensei até em espetá-las num cone de isopor, mas com algum toque especial de decoração.
obrigada.

Santa Gastronomia disse...

Adinoela: sirva com pastas feitas com ingredientes como salmão defumado e dill, ou nozes, ou bacalhau (show!). De preferencia misturadas com cream cheese, um pouco de cottage..
e essa idéia do cone é legal, imitando o croquembouche!
Obrigada por me acompanhar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...