quarta-feira, 27 de maio de 2009

Flores Comestíveis

Embora seje caro, de vez em quando é bom surpreender e dar um charme às preparações...

É preciso conhecer a procedência para garantir seus resultados, e para isso, basta comprá-las em hortifrutis, supermercados.. jamais em floriculturas!


Amor-perfeito: originária da Europa Central, possui flores de várias cores. Não resiste muito ao calor e por isso, algumas plantas dão apenas duas ou três flores. Tem aroma suave e pode ser servida como chá.
Rosa: também de origem européia, possui uma grande variedades de cores. Muito usada em confeitaria, nos enfeites de bolo, é ideal para decorar vários pratos. Suas pétalas podem ser utilizadas nas preparações de saladas, geléias, gelatinas, sorvetes, até o limite da imaginação do chef.

Borago: bela e delicada, tem origem na costa da Espanha. Suas flores, em forma de estrela de cinco pontas, no início são cor de rosa e depois se tornam azuis. Tem aroma suave, e também podem ser servida como chá.
Capuzin: também conhecida como nastúrcio, capuchinha ou flor de chagas, é originária do nordeste da América do Sul. Planta trepadeira que possui folhas redondas e flores que variam de amarelo, laranja e vermelho. É rica em vitamina C, e tem sabor picante, que lembra o agrião. Pode ser usada em saladas e em pratos à base de peixe. Combina com chocolate.

Flor de abobrinha: esta é a única flor que pode ser cozida. Delicada, deve ser colhida bem cedo, porque com o calor do sol, murcha e fica pegajosa. Pode ser frita com uma massa semelhante à de panqueca salgada, com vinho branco, ou recheada. Também é conhecida como cambuquira.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...