segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Bacalhau de forno com dessalga ultra rápida!

Essa receita foi engraçada!
Copiei ela do blog da Paula (Executiva de Panela).
Quando vi a receita, nem pestanejei: fui direto copiando e já
imprimindo para fazê-la!
É que sempre compro o bacalhau já dessalgado, e é bem
mais caro! Como a receita dizia que em 5 minutos estava dessalgado,
pensei: que espetáculo!
Mas a Paula copiou a receita do blog da Josy 
(Cozinhando com Josy). Ótimo! Se a Josy que deu a receita
e a Paula testou, tudo vai dar certo!
Fui ao mercado e comprei uma bandejinha de bacalhau em 
lascas, salgado. No dia que fui fazer, resolvi olhar a receita no blog da Josy.
Foi aí que eu me apavorei! É que na receita dela, na lista dos ingredientes,
dizia  bacalhau já dessalgado!  Aí já era tarde: o bacalhau tava lá me esperando!
Pensei: vou confiar pois a Paula entendeu errado, fez com o 
bacalhau salgado e disse que deu certo!
Então lavei bem o bacalhau e segui a receita, torcendo para 
que desse certo!

Bacalhau ao forno

500 g de bacalhau desfiado (usei 300)
1 cebola pequena cortada em rodelas
2 xíc. de batatas bolinhas descascadas
2 xíc. de tomate cereja
1 xíc. de azeitona preta
1 xíc. de azeite
sal e pimenta à gosto
1 ovo para decorar (usei 3)

Para dessalgar o bacalhau rapidamente: ferva 1 litro de água em uma
panela funda, desligue o fogo, despeje o bacalhau na água e deixe-o por,
no máximo, 5 minutos. Coe o bacalhau imediatamente e reserve.

Aproveite a água do bacalhau e use para cozinhar as batatas.
Em fogo médio, deixe-as cozinhando por 10 minutos.
Desligue o fogo, retire as batatas e reserve.

Cozinhe o ovo nessa água que sobrou.

Em um refratário coloque a metade do azeite,
coloque o bacalhau, depois as rodelas de cebola, a batata,
o tomate cereja e as azeitonas. Regue com o resto do azeite.
Cubra o refratário com papel alumínio e leve ao forno
médio (200ºC). Quando completar 20 minutos de forno,
retire o papel e deixe por mais 10 minutos.

Ao servir, enfeite com o ovo cozido.
Sirva quente.

Considerações:

Para não correr um risco maior, optei por não cozinhar as batatas
na água do bacalhau.
Não coloquei mais nenhuma sal.

Conclusão: ficou delicioso mesmo!

E lá no blog da Josy, no dia em que fiz este prato procurei e achei a tal
postagem, pois o link que a Paula colocou em seu blog remetia 
para o blog todo, e não para a receita em si.
E hoje não consegui achá-lo de jeito nenhum... que estranho...!


8 comentários:

Andréa disse...

Hummmmmmm...que aroma maravilhoso....hummmmmm!
Receita vindo de dois cantinhos maravilhosos e testada por vc só poderia ficar assim uma tentação...hummmmmm!
As fotos estão lindas, a gente comi com os olhos!

Beijos, feliz semana junto a sua família ♥

Josy disse...

San querida, vc contando essa história toda, agora que percebi. Quando vi essa receita na Paulinha, pensei que ela tinha feito com o bacalhau dessalgado tbém, nem percebi que foi com o salgado que ela fez. Creio que ela entendeu errado tbém, e eu, por minha vez, achei que o dela era dessalgado, enfim, não sei como deu certo, mas são confusões da blogsfera. A receita que vc fala eu acho que e desse link
http://www.cozinhandocomjosy.com/2011/05/bacalhau-ao-conde-da-guarda-da-ivani.html
que eu tirei da Ivan, mas deixei aferventar apenas por 5 minutos por que era com bacalhau dessalgado. Enfim, ainda bem que mesmo assim deu certo pra vcs duas né? O seu prato ficou bem saboroso. Adorei. Beijinhos boa semana

Lylia disse...

Querida Sandra,
Receita mais que aprovada. Se já foi testada pela Josy, Paula e agora você...Só pode ser muito gostosa.
Gostei da dica do dessalgue rápido.
Bj e ótima semana,
Lylia

Marly disse...

Olá Sandrix,

Eu também sou fã de bacalhau e por isso mesmo já tive oportunidade de tentar dessalgar um pedaço rapidamente. E o que eu digo é que isso demanda mais trabalho do que aferventar por cinco minutos, pois há bacalhaus no mercado super salgados, rsrs. No mercado também a gente já encontra o bacalhau dessalgado com preços mais próximos dos do salgado, por isso eu tenho preferido comprar este último. Mas o bom é que a sua experiência deu certo e o prato ficou lindo e saboroso (me deu até vontade de comer bacalhau, rsrs).

Um beijo e boa noite!

Marisa Valadas disse...

Ficou com optimo aspecto

Executiva de Panela disse...

Sandra, que prato maravilhoso, lindo mesmo! Colorido! Deu água na boca.
Veja, citei a Josy em relação a DESSALGAR o bacalhau, ok? Ela me ensinou o processo com a água fervente. Por isso o link era para o blog dela e não da receita em si. Beijinho e feliz 2014 para você e sua família! Paula

Cybele Belschansky disse...

Sandra, visitinha para te dar meu abraço e te desejar um Abençoado e Maravilhoso Natal!
Gostei da dica do bacalhau e como dessalgá-lo: mão da roda!!! Bjs!

A. Pedro Correia disse...

Sou louco por receitas de bacalhau.
Gosto muito dessa aqui, também
http://acomidinha.wordpress.com/2013/10/26/bacalhau-assado-no-forno-com-azeite-e-alho/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...