terça-feira, 15 de março de 2011

Ossobuco: carne de primeira ou de segunda ?

O ossobuco (osso oco, em italiano) atualmente é uma carne valorizadíssima. Mas nem sempre foi assim...
Aqui no Brasil era considerada carne de segunda. Principalmente por ser barata, achavam que ossobuco não devia ser bom...
Quando seu preço subiu, virou status saboreá-lo acompanhado de um bom vinho!

O músculo do ossobuco é uma carne cheia de nervos, que ao se cozinhá-lo lentamente, fica extremamente macio.
E no centro de seu osso, encontra-se o tutano, que saboreia-se com um talher especial: uma colher pequena, de cabo longo, para que não se desperdice nem um pouquinho dele!

Pode ser saboreado sozinho, com variados acompanhamentos ou como matéria-prima de molhos vigorosos.

RECEITA BÁSICA DE OSSOBUCO

(4 porções)

• 4 ossobucos
• 60ml de azeite extravirgem
• 100g de manteiga
• 1 dente de alho picado
• 1 cebola
• 2 cenouras
• 4 talos de salsão
• 500g de tomates
• 200ml de vinho tinto
• 2 cravos-da-índia
• 2 folhas de louro
• 1 ramo de alecrim
• 1 ramo de salsinha picada
• Farinha de trigo o quanto baste para empanar
• Sal e pimenta-do-reino moída na hora, a gosto

Empane levemente os ossobucos com farinha de trigo. Numa frigideira, aqueça 40ml de azeite com a manteiga e o alho. Junte os ossobucos e doure-os dos dois lados. Retire.

Em uma caçarola grande, aqueça o azeite restante e refogue a cebola, as cenouras, o salsão e os tomates, tudo cortado em pequenos cubos. Acrescente os ossobucos, o vinho e deixe evaporar o álcool. Tempere com sal e pimenta e coloque água suficiente para cobrir.

Incorpore os cravos, as ervas e cozinhe em fogo lento, por cerca de 1 hora, até que a carne fique macia. Se for necessário, pingue um pouco de água durante o cozimento.

Sirva os ossobucos com o molho coado.

Aqui eu servi com legumes grelhados e couscouz marroquino.


Ah, prá mim é de primeira, mas eu sei, há controvérsias!!!

3 comentários:

Lourdes Sabioni disse...

Pra mim tanto faz a classificação, só sei que adoro!!!
E quando está com uma bela polenta? Ui!!! Fico desnorteada!
Beijos, amei!

Fê Dutra disse...

Nunca comi, mas já me interessei pela história dele. quem sabe eu me permita, saborear um depois da quaresma.
Quanto ao meu banheiro ainda não fiz, nadica de nada.
Também sou de Niterói.
Parabéns pelo blog, estou aqui blogueando e babando.
Um beijo

doces abobrinhas disse...

eu amo ossobuco, acho uma carne extremamente saborosa... e fiquei de olho no toque da abobrinha!!
um bj doce e apareça na abobrinha!!
roberta
www.docesabobrinhas.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...