segunda-feira, 18 de abril de 2022

Meu Bacalhau Gratinado!

 Digo meu, pois saiu da minha cabeça! Rsrs...


Comprei 800 g de bacalhau congelado e dessalgado.
Aferventei e limpei, retirando espinhas e peles. Deixei em lascas pequenas,
mas não desfiado.
Levei à frigideira grande regada de azeite ao fogo.
Caprichei em cebolas cortadas em meia lua.
Envolvi levemente no azeite para que elas se separassem,
e acrescentei tiras de pimentão vermelho e amarelo.
Coloquei azeitonas verdes sem caroço, o bacalhau e
muito cheiro verde. Pouquinho de sal e pimenta do reino. Reservei.

Fiz o molho branco assim: bati no liquidificador 1 cebola em cubos grandes,
1/2 xíc. de farinha de trigo, sal e noz moscada.
Na panela coloquei 2 colh.(sopa) de manteiga e quando derreteu,
coloquei esse molho do liquidificador.
deixei engrossar e acrescentei queijo mussarela picado, 1 xícara.
Mais 2 colh. (sopa) de queijo parmesão.

Cozinhei algumas batatas em rodelas de 1 cm, na água em que 
fervi o bacalhau. Só o suficiente para cozer e não amolecê-las demais.


Montagem:
1 camada fina de molho branco, as rodelas e o bacalhau.
Outra camada de batata, mais uma de bacalhau
e terminei com as batatas.
Coloquei um pouco de azeite por cima,
e enfim o molho branco.
Acrescentei fatias de queijo mussarela (camada só de uma fatia,
não precisa por mais, pois já tem no molho.
Salpiquei o queijo parmesão e forno.
Ao dourar, retirei e coloquei azeitonas pretas graúdas por cima.
Esta flor de tomate não fui eu, e sim a minha ajudante.
Cafona, mas...


Melhor bacalhau que já fiz, e olha que faço várias receitas com ele!






Um comentário:

Marly disse...

Oi, Sandra,

Que bom "ver" você por aqui! E, como sempre, com receita maravilhosa! O bacalhau gratinado e o bacalhau com leite de coco são os preferidos do meu marido. No entanto, no sábado de aleluia eu preparei o à Gomes de Sá, para variar, rsrs.

Beijo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...