quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Pato com Laranja!


 Fiz esse pato no dia dos pais deste ano.
Apesar de meu pai já não estar há muito tempo
com a gente, sempre faço um almoço para
comemorar. 
Na verdade quando fui ao supermercado, estava procurando
por peru, pois meu pai gostava e eu idem!
Mas não achei. Foi quando vi o pato e lembrei
que, por ele ser de Santa Catarina e de família com tradições
alemãs, essa era uma das aves também preferidas dele, junto
com o marreco.
Mas eu nunca tinha feito pato, somente em aula de cozinha
no Senac.
Lembrei que ficou delicioso e lá fui eu fazer!

Pato com Laranja

Temperei o pato com sal e pimenta do reino moída na hora
Coloquei suco de laranja (usei 2),
acrescentei pedaços de bacon e limão siciliano por cima
e levei ao forno por 2 horas, sempre regando.

Enquanto isso fiz uma calda de laranja misturando
200 g de açúcar e 100 ml de água e deixando caramelizar no fogo.
Acrescentei suco e raspas de 2 laranjas.
Coloquei um cálice de conhaque.

Depois de 1 hora no forno (sempre regando de 20 em
20 minutos), comecei a regar com esta calda por mais 
1 hora. Só então retirei o alumínio e deixei até o pato
caramelizar.

Aqui o pato servido com maionese, repolho roxo,
o recheio que já veio no pato (de miúdos, nozes,
maçã e passas) e klöuse.



Tenho certeza de que de onde estiver, meu pai adorou!


5 comentários:

Andréa Santana disse...

Bom dia Sandrinha!
Pato com laranja chique demais, combinação perfeita!
Seu prato ficou lindo, belos acompanhamentos!

Bjs ♥

www.sosimplesassim.com.br disse...

Que delícia de pato, Sandra! Sabe que nunca fiz pato? Até me animei a fazer.
Bj,
Lylia

Anônimo disse...

Que pato grande, bonito! Nunca tinha visto um prato com o pato inteiro. Ficou muito apetitoso, Sandra! Uma graça você fazer o almoço em tributo ao seu pai! Beijos, Paula

Álbum da Cozinha disse...

Que beleza de tributo ao teu paizinho e óbvio, adoraria provar

Josy disse...

Querida amiga Sanzóca, que saudades de vc e das amigas, já estou de volta e babando com as delicias que estou vendo. San, se tem um prato que tenho a maior curiosidade de experimentar é essa. Pato com laranja. Pois vc acredita que nunca comi pato na minha vida? Dizem que é uma carne muito saborosa. Adorei sua receita, basta saber qdo vou fazer, por que primeiro preciso saber se eu e os chatos aqui de casa vão gostar. A cor está linda, douradinha como gosto.Um lindo domingo pra vc miga, beijinhos até amanhã

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...