Cozinha é um lugar santo, é onde preparamos o que nos faz viver, é onde celebramos a vida com muitos cheiros, cores e sabores..
terça-feira, 20 de julho de 2010
Pommes Duchesse
quarta-feira, 14 de julho de 2010
Semana da Farofa: Marcacujá, Passas e Alecrim
Os vinhos que servi
terça-feira, 13 de julho de 2010
Tagliatelle al ragu bolognese
quinta-feira, 8 de julho de 2010
Merci, Vatel !
A primeira coisa que fiz foi agradecer a Deus o dia lindo que fez!
Fiz um pequeno jantar aqui em casa, somente para a família. Deu um trabalhão danado, pois fiquei 2 dias antes no pré-preparo... até parece que foi um festão, hehe...
Mas é que fiz tudo o que servi. O jantar foi um Tagliatelli al Ragu Bolognese que peguei a receita da revista Gosto do mês de maio. Ficou muito bom, depois eu posto por aqui. O problema é que no molho levava caldo de carne caseiro, molho de tomate caseiro... então fui fazendo desde o sábado.
Nesse dia comecei pelo bolo. Fiz 3 massas de pão de ló, e o recheio usei um doce de leite com ameixas de São Lourenço-MG.
Não sabia com o que iria cobrí-lo, quando lembrei que tinha creme de leite fresco na geladeira, e morangos.
Perfeito!
Para quem não sabe, o creme chantily é um creme vaporoso e denso, feito a partir do creme de leite batido, areado e depois acrescido de açúcar.
Foi criado em 1714 por François Vatel, célebre cozinheiro e maître d'hôtel francês, Château de Vaux-le-Vicomte. Em certa festa de grande esplendor preparada por ele, criou um creme de nata batida, doce e perfumada com baunilha.
Quando ele foi trabalhar no Château de Chantilly, batizou o seu creme com o nome do lugar.
E este é o Chateau de Chantilly!
Merci, Vatel!
quinta-feira, 1 de julho de 2010
Para Gostar de Ler: Lasanha X Camarão
Aquele anteprojeto de mulher - quatro anos, no máximo, desabrochando na ultraminissaia - entrou decidido no restaurante. Não precisava de menu, não precisava de mesa, não precisava de nada. Sabia perfeitamente o que queria. Queria lasanha.
O pai, que mal acabara de estacionar o carro em uma vaga de milagre, apareceu para dirigir a operação-jantar, que é, ou era, da competência dos senhores pais.
- Meu bem, venha cá.
- Quero lasanha.
- Escute aqui, querida. Primeiro, escolhe-se a mesa.
- Não, já escolhi. Lasanha.
Que parada - lia-se na cara do pai. Relutante a garotinha condescendeu em sentar-se primeiro, e depois encomendar o prato:
- Vou querer lasanha.
- Filhinha, por que não pedimos camarão? Você gosta tanto de camarão.
- Gosto, mas quero lasanha.
- Eu sei, eu sei que você adora camarão. A gente pede uma fritada bem bacana de camarão. Tá?
- Quero lasanha, papai. Não quero camarão.
- Vamos fazer uma coisa. Depois do camarão a gente traça uma lasanha. Que tal?
- Você come o camarão e eu como lasanha.
O garçom aproximou-se, e ela foi logo instruindo:
- Quero lasanha.
O pai corrigiu:
- Traga uma fritada de camarão pra dois. Caprichada.
A coisinha amuou. Então não podia querer? Queriam querer em nome dela? Por que é proibido comer lasanha? Essas interogações apenas se liam no seu rosto, pois os lábios mantinham reserva. Quando o garçom voltou com os pratos e o serviço, ela atacou:
- Moço, tem lasanha?
- Perfeitamente, senhorita.
O pai, no contra-ataque:
- O senhor providenciou a fritada?
- Já sim, doutor.
- De camarões bem grandes?
- Daqueles legais, doutor.
- Bem, então me vê um chinite, e para ela... O que é que você quer, meu anjo?
- Uma lasanha.
- Traz um suco de laranja para ela.
Com o chopinho e o suco de laranja, veio a famosa fritada de camarão, que, para a surpresa do restaurante inteiro, interessado no desenrolar dos acontecimentos, não foi recusada pela senhorita. Ao contrário, papou-a, e bem. A silenciosa manducação atestava, ainda uma vez, no mundo, a vitória do mais forte.
.jpg)
- Estava uma coisa, hem? - comentou o pai, com um sorriso bem alimentado - Sábado que vem, a gente repete... Combinado?
- Agora a lasanha, não é, papai?
- Eu estou satisfeito. Uns camarões tão geniais! Mas você vai comer, mesmo?
- Eu e você, tá?
- Meu amor, eu...
- Tem de me acompanhar, ouviu? Pede a lasanha.
O pai baixou a cabeça, chamou o garçom, pediu. Aí, um casal, na mesa vizinha, bateu palmas. O resto da sala acompanhou. O pai não sabia onde se meter. A garotinha, impassível. Se, na conjuntura, o poder jovem cambaleia, vem aí, com força total, o poder ultrajovem.
quinta-feira, 17 de junho de 2010
Aumônière de Fruits exotiques à L'orange
Nome chique, bein!Traduzindo: Crepe de frutas com calda de laranja!
INGREDIENTES
Crepe
350 ml de leite
3 ovos
3 colheres (sopa) de óleo
1 pitada de açúcar
1 pitada de sal
Manteiga e óleo para untar a frigideira
Corante alimentício
Recheio
60 g de manteiga
120 g de açúcar
2 maçãs sem casca cortadas em cubinhos
2 pêras sem casca cortadas em cubinhos
1/2 manga
10 morangos
Calda de Laranja
200 ml de suco de laranja
90 g de manteiga
100 g de açúcar
1 colher (sopa) de maisena
Acompanhamento
Sorvete de creme (opcional)
Decoração
Ramos de hortelã
Chocolate derretido para fazer o contorno da calda de laranja
PREPARO
Crepe
No liquidificador, bata o leite com os ovos, o óleo, o açúcar e o sal. Tire o excesso de espuma e reserve.
Aqueça uma frigideira antiaderente e unte-a ligeiramente com manteiga e óleo.
Coloque um pouco da massa na frigideira, deixe dourar, vire e faça o mesmo do outro lado da crepe.
Repita o processo com o restante da massa.
Recheio
Em uma frigideira grande, aqueça a manteiga com o açúcar. Adicione as frutas e cozinhe durante sete minutos. Reserve até esfriar.
Calda de laranja
Numa panela, junte o suco de laranja, a manteiga e o açúcar.
Adicione a maisena previamente diluída em um pouco de água e deixe cozinhar até formar uma calda encorpada.
Finalização
Recheie as crepes com as frutas, dê o formato de base de peteca e feche com um palito.Leve ao forno aquecido a 180ºC, por 2 minutos. Esquente a calda de laranja.
Retire as crepes do forno e descarte os palitos. Passe-as para os pratos, adicione a calda de laranja e decore com hortelã e contorno de chocolate. Se gostar, acompanhe com sorvete de creme.
segunda-feira, 14 de junho de 2010
Dias melhores!
Hoje estou postando por aqui essas flores pois com a gripe que estou não consigo nem comer direito, que dirá ir prá cozinha! E por apenas uns minutinhos vim matar as saudades do meu blog...Amanhã torcendo muito para o Brasil - será que vou ter forças???
Ah, vou, nem que só coloque de aperitivos pipocas de microondas, mix de castanhas, biscoitinhos ...
Comprei algumas coisas para animar a torcida, como copos, pratos, verde e amarelos..
Só não as tais das vuvuzelas, por favor!
segunda-feira, 7 de junho de 2010
Maçãs Caramelizadas e Pernil defumado
.jpg)
.jpg)
sexta-feira, 4 de junho de 2010
Pizza com massa de Aipim
Essa massa de pizza eu peguei do rapaz do morro do Bumba, aqui de Niterói, que apareceu no programa da Ana Maria Braga. A história dele é triste mas de muita perseverança: continuou os negócios dos pais, mesmo perdendo-os na tragédia das chuvas de abril desta cidade..jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
- 1 kg de farinha de trigo
- 5 g de açúcar
- 20 g de sal
- 30 g de fermento fresco
- 2 colheres (sopa) de margarina
- 1 ovo
- 200 ml de leite
- 100 g de aipim cozido e batido com 1 xícara (chá) de água
(no liquidificador)
- (+/-) 50 ml de água
- 1 colher (sopa rasa) de óleo
Numa tigela coloque farinha de trigo, açúcar e
sal e misture bem. Adicione o fermento fresco, a margarina,ovo, leite e a massa de aipim cozido. Misture bem. Acrescente, aos poucos, (+/-) 50
ml de água e sove a massa até desgrudar das mãos. (Obs: é
importante colocar a água aos poucos para que a massa não fique
muito mole). Coloque 1 colher (sopa rasa) de óleo e amasse.
Com uma faca corte a massa do tamanho desejado e faça bolinhas. Coloque-as numa
fôrma e pincele óleo (para a massa não ressecar). Deixe descansar
por 30 a 40 minutos coberta com um pano seco em um local não
muito frio.
Numa superfície lisa coloque uma bolinha de massa e com um
rolo, abra bem até ficar da espessura desejada. Coloque a massa
aberta numa fôrma levemente untada com óleo e deixe descansar por
20 a 30 minutos coberta com um pano seco. Leve ao forno médio
pré-aquecido a 180 graus por +/- 5 minutos. Abra as outras
bolinhas repetindo o mesmo procedimento.
Retire as massas do forno, coloque a cobertura que desejar e
leve ao forno novamente para assar.
Ele deu outras opções de legumes, como batata, inhame, mas então a proporção não é mais de 100g e sim de 200g.
.jpg)

.jpg)
.jpg)

.jpg)


.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)
.jpg)