terça-feira, 20 de julho de 2010

Pommes Duchesse


Batatas Duquesa: uma variação francesa para servir batatas.


-500g de babata
- 2 gemas
- 15g de manteiga
- Sal e pimenta q.b.
- Noz-moscada q.b.

Cozinhe as batatas e amasse-as para purê.
Acrescente 1 gema, a manteiga, sal, pimenta e noz-moscada.
Coloque em  um  saco de confeitar com  bico de pitanga.

Unte um  tabuleiro com  manteiga e faça rosetas com  a massa.
Pincele com   a outra gema as rosetas e leve ao forno pré-aquecido, até dourar.
Sirva com  carne de sua preferência.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Semana da Farofa: Marcacujá, Passas e Alecrim

Farofa de Maracujá, Passas e Alecrim


Você vai precisar de:

1/2 de cebola média picada;
1 colh(sopa) de passas brancas hidratadas;
1 maracujá

1 colh.(sopa) de alecrim picado

4 colh(sopa) de Farinha de Mandioca: essa veio lá de Joinville - SC.

Veja como ela é branca e finíssima...


Faz assim:
derrete a manteiga...

Põe a cebola picadinha e deixa murxar...

O maracujá...

As passas e o alecrim...

Põe a farinha e tempera a gosto com sal e pimenta-do-reino moída na hora!

O sal coloco bem pouquinho, pois gosto de sentir o doce
do maracujá...

E viva a semana da farofa!!!

Os vinhos que servi

Estes foram os vinhos que servi no jantar do Tagliatelle al ragu bolognese.



Não sou expert em vinhos, mesmo porque não tenho muito o hábito.  Sempre acabo caindo prá cervejinha.. mas como o jantar era especial, comprei algumas garrafas que apareceram no supermercado que frequento (pequeno, de bairro)..

Havia um terceiro, mas como ele era da França, ficou para a próxima...

O valpolicella caiu bem melhor que o chianti, mas acho que era por questão preço! Aliás, todos foram baratinhos, hehe..



Salute !

terça-feira, 13 de julho de 2010

Tagliatelle al ragu bolognese

Este foi o prato que servi em meu aniversário: Tagliatelle al ragu bolognese.

Queria que fosse um prato que fosse prático de servir.  Escolhi este por causa da revista Gosto (mês de maio), pois era o prato da capa e estava linda a foto!
A receita era para 4 porções, mas eu aumentei para 10 (comeram 12).

Fiz o caldo de carne...


O molho de tomate...

Piquei e piquei...

Passei algum tempo em frente ao fogão cozinhando...

Fiz a massa...


Experimentei e foi aprovadíssimo!!!

Eis a receita que retirei da revista, sem a minha adaptação para 10 porções...


Tagiatelle al ragu bolognese
(4 porções)


120g de patinho bovino limpo
120g de lombo de porco limpo
80g de pancetta
1 cebola pequena
1 cenoura média
1 talo de salsão
50g de manteiga sem sal
200ml de vinho tinto seco
Caldo de carne caseiro sem sal quanto baste
250g de tomates frescos (bem maduros, sem pele e sem sementes, picados)
1 colher (sopa) de extrato de tomate de concentrazione tripla (*)
400g de tagliatelle fresco
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto



Moa separadamente, e apenas uma vez, as carnes de boi e de porco. Reserve.
Pique muito bem a pancetta, a cebola, a cenoura e o salsão juntos.

Numa panela de bordas médias, refogue a mistura de cenoura e salsão na manteiga aquecida, por uns 15 minutos, cuidando para que não dourem demais. Junte as carnes, mexendo seguidamente, até ficarem levemente douradas.

Deglace as carnes com metade do vinho tinto, misture bem e deixe o vinho reduzir à metade. Adicione 2 conchas do caldo de carne aquecido e cozinhe até todo o líquido tenha evaporado.

Acrescente a outra concha de caldo de carne, o restante do vinho tinto e o extrato de tomate. Mexa bem e deixe cozinhar até que os líquidos tenham reduzido por completo.

Ajuste os temperos com o sal e a pimenta, acrescente os tomates frescos, junte mais uma concha do caldo de carne aquecido, reduza o fogo e cozinhe mais uma vez, por cerca de 40 minutos, até que o ragu fique denso.

Cozinhe a massa em abundante água fervente com sal, escorra-a quando estiver al dente e sirva-a imediatamente, com o ragu.


(*) para obter o extrato de tomate de concentrazione tripla, cozinhe em fiogo baixo uma boa quantidade de tomates pelados (sem sementes) e picados, com o próprio suco. Reduza a 1/3 ou ¼ do volume inicial, até obter uma textura próxima à do extrato de tomate, porém com menos acides e uma coloração mais viva.




quinta-feira, 8 de julho de 2010

Merci, Vatel !

Esta semana comemorei um ano a mais de minha vida!
A primeira coisa que fiz foi agradecer a Deus o dia lindo que fez!


Fiz um pequeno jantar aqui em casa, somente para a família. Deu um trabalhão danado, pois fiquei 2 dias antes no pré-preparo... até parece que foi um festão, hehe...

Mas é que fiz tudo o que servi. O jantar foi um Tagliatelli al Ragu Bolognese que peguei a receita da revista Gosto do mês de maio. Ficou muito bom, depois eu posto por aqui. O problema é que no molho levava caldo de carne caseiro, molho de tomate caseiro... então fui fazendo desde o sábado.

Nesse dia comecei pelo bolo. Fiz 3 massas de pão de ló, e o recheio usei um doce de leite com ameixas de São Lourenço-MG.
Não sabia com o que iria cobrí-lo, quando lembrei que tinha creme de leite fresco na geladeira, e morangos.
Perfeito!

Para quem não sabe, o creme chantily é um creme vaporoso e denso, feito a partir do creme de leite batido, areado e depois acrescido de açúcar.
Foi criado em 1714 por François Vatel, célebre cozinheiro e maître d'hôtel francês, Château de Vaux-le-Vicomte. Em certa festa de grande esplendor preparada por ele, criou um creme de nata batida, doce e perfumada com baunilha.
Quando ele foi trabalhar no Château de Chantilly, batizou o seu creme com o nome do lugar.

E este é o Chateau de Chantilly!



Merci, Vatel!

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Para Gostar de Ler: Lasanha X Camarão

- Quero lasanha.
Aquele anteprojeto de mulher - quatro anos, no máximo, desabrochando na ultraminissaia - entrou decidido no restaurante. Não precisava de menu, não precisava de mesa, não precisava de nada. Sabia perfeitamente o que queria. Queria lasanha.




O pai, que mal acabara de estacionar o carro em uma vaga de milagre, apareceu para dirigir a operação-jantar, que é, ou era, da competência dos senhores pais.
- Meu bem, venha cá.
- Quero lasanha.
- Escute aqui, querida. Primeiro, escolhe-se a mesa.
- Não, já escolhi. Lasanha.
Que parada - lia-se na cara do pai. Relutante a garotinha condescendeu em sentar-se primeiro, e depois encomendar o prato:
- Vou querer lasanha.
- Filhinha, por que não pedimos camarão? Você gosta tanto de camarão.
- Gosto, mas quero lasanha.
- Eu sei, eu sei que você adora camarão. A gente pede uma fritada bem bacana de camarão. Tá?
- Quero lasanha, papai. Não quero camarão.
- Vamos fazer uma coisa. Depois do camarão a gente traça uma lasanha. Que tal?
- Você come o camarão e eu como lasanha.
O garçom aproximou-se, e ela foi logo instruindo:
- Quero lasanha.
O pai corrigiu:
- Traga uma fritada de camarão pra dois. Caprichada.


A coisinha amuou. Então não podia querer? Queriam querer em nome dela? Por que é proibido comer lasanha? Essas interogações apenas se liam no seu rosto, pois os lábios mantinham reserva. Quando o garçom voltou com os pratos e o serviço, ela atacou:
- Moço, tem lasanha?
- Perfeitamente, senhorita.
O pai, no contra-ataque:
- O senhor providenciou a fritada?
- Já sim, doutor.
- De camarões bem grandes?
- Daqueles legais, doutor.
- Bem, então me vê um chinite, e para ela... O que é que você quer, meu anjo?
- Uma lasanha.
- Traz um suco de laranja para ela.
Com o chopinho e o suco de laranja, veio a famosa fritada de camarão, que, para a surpresa do restaurante inteiro, interessado no desenrolar dos acontecimentos, não foi recusada pela senhorita. Ao contrário, papou-a, e bem. A silenciosa manducação atestava, ainda uma vez, no mundo, a vitória do mais forte.



- Estava uma coisa, hem? - comentou o pai, com um sorriso bem alimentado - Sábado que vem, a gente repete... Combinado?
- Agora a lasanha, não é, papai?
- Eu estou satisfeito. Uns camarões tão geniais! Mas você vai comer, mesmo?
- Eu e você, tá?
- Meu amor, eu...
- Tem de me acompanhar, ouviu? Pede a lasanha.
O pai baixou a cabeça, chamou o garçom, pediu. Aí, um casal, na mesa vizinha, bateu palmas. O resto da sala acompanhou. O pai não sabia onde se meter. A garotinha, impassível. Se, na conjuntura, o poder jovem cambaleia, vem aí, com força total, o poder ultrajovem.




Carlos Drummond de Andrade

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Aumônière de Fruits exotiques à L'orange

Nome chique, bein!
Traduzindo: Crepe de frutas com calda de laranja!

INGREDIENTES
Crepe
350 ml de leite
3 ovos
3 colheres (sopa) de óleo
1 pitada de açúcar
1 pitada de sal
Manteiga e óleo para untar a frigideira
Corante alimentício

Recheio
60 g de manteiga
120 g de açúcar
2 maçãs sem casca cortadas em cubinhos
2 pêras sem casca cortadas em cubinhos
1/2 manga
10 morangos

Calda de Laranja
200 ml de suco de laranja
90 g de manteiga
100 g de açúcar
1 colher (sopa) de maisena

Acompanhamento
Sorvete de creme (opcional)
Decoração
Ramos de hortelã
Chocolate derretido para fazer o contorno da calda de laranja


PREPARO
Crepe
No liquidificador, bata o leite com os ovos, o óleo, o açúcar e o sal. Tire o excesso de espuma e reserve.
Aqueça uma frigideira antiaderente e unte-a ligeiramente com manteiga e óleo.
Coloque um pouco da massa na frigideira, deixe dourar, vire e faça o mesmo do outro lado da crepe.
Repita o processo com o restante da massa.

Recheio
Em uma frigideira grande, aqueça a manteiga com o açúcar. Adicione as frutas e cozinhe durante sete minutos. Reserve até esfriar.

Calda de laranja
Numa panela, junte o suco de laranja, a manteiga e o açúcar.
Adicione a maisena previamente diluída em um pouco de água e deixe cozinhar até formar uma calda encorpada.

Finalização
Recheie as crepes com as frutas, dê o formato de base de peteca e feche com um palito.Leve ao forno aquecido a 180ºC, por 2 minutos. Esquente a calda de laranja.
Retire as crepes do forno e descarte os palitos. Passe-as para os pratos, adicione a calda de laranja e decore com hortelã e contorno de chocolate. Se gostar, acompanhe com sorvete de creme.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Dias melhores!

Hoje estou postando por aqui essas flores pois com a gripe que estou não consigo nem comer direito, que dirá ir prá cozinha! E por apenas uns minutinhos vim matar as saudades do meu blog...
Amanhã torcendo muito para o Brasil - será que vou ter forças???
Ah, vou, nem que só coloque de aperitivos pipocas de microondas, mix de castanhas, biscoitinhos ...
Comprei algumas coisas para animar a torcida, como copos, pratos, verde e amarelos..
Só não as tais das vuvuzelas, por favor!


segunda-feira, 7 de junho de 2010

Maçãs Caramelizadas e Pernil defumado

O destaque aqui não é o pernil, e sim a maçã.
Não é a toa que alemão adora misturar esta fruta com carne de porco!

Descasque a maçã e tempere-a com limão. Coloque na frigideira 1 colher (sopa) de manteiga com 2 de açúcar. Espere caramelizar e adicione as fatias da maçã. Deixe por 2 minutos e sirva com carne suína.

Aqui no caso fiz um pernil defumado, que já veio temperado - só adicionei vinho branco e assei por 15 minutos coberto com papel alumínio. Retirei o papel e deixei mais alguns minutinhos para dourar.

Servi com chucrute e batatas com maionese.


Simples assim !

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Pizza com massa de Aipim

Essa massa de pizza eu peguei do rapaz do morro do Bumba, aqui de Niterói, que apareceu no programa da Ana Maria Braga. A história dele é triste mas de muita perseverança: continuou os negócios dos pais, mesmo perdendo-os na tragédia das chuvas de abril desta cidade.
Um menino que merece ir prá frente, pois vê-se que ele é batalhador.

Fiz a receita com 1 kilo de farinha de trigo e dividi em 4 tabuleiros, mas da próxima vez farei mais fornadas, pois elas ficaram altas depois que cresceram novamente.

Mas ficou uma delícia : crocante por fora e macia por dentro. Já adicionei ela nas receitas preferidas e a idéia é na próxima fazer com abóbora: será que vai dar certo? Creio que sim, e tomara que dê a cor alaranjada também.

Aqui coloquei o molho de tomate que eu mesma fiz, pois quando faço massa de pizza não admito que entre molho já pronto!
Apenas refoguei 1 cebola picada, 3 dentes de alhos, 6 tomates grandes (não estavam vermelhões, infelizmente), e alguns raminhos de manjericão. Bati no liquidificador e voltei ao fogo com 1 colher (café) de açúcar. Finalizei temperando com sal e pimenta.

Acrescentei queijo mussarela, tomate, cebola e pimentão amarelo...


Então coloquei camarões previamente salteados no azeite, orégano...


...e mais alguns pedacinhos de mussarela (não tinha catupiry!!!).



E depois... NHAC !..rs,rs..


RECEITA


- 1 kg de farinha de trigo
- 5 g de açúcar
- 20 g de sal
- 30 g de fermento fresco
- 2 colheres (sopa) de margarina
- 1 ovo
- 200 ml de leite
- 100 g de aipim cozido e batido com 1 xícara (chá) de água
(no liquidificador)
- (+/-) 50 ml de água
- 1 colher (sopa rasa) de óleo


Numa tigela coloque farinha de trigo, açúcar e
sal e misture bem. Adicione o fermento fresco, a margarina,ovo, leite e a massa de aipim cozido. Misture bem. Acrescente, aos poucos, (+/-) 50
ml de água e sove a massa até desgrudar das mãos. (Obs: é
importante colocar a água aos poucos para que a massa não fique
muito mole). Coloque 1 colher (sopa rasa) de óleo e amasse.

Com uma faca corte a massa do tamanho desejado e faça bolinhas. Coloque-as numa
fôrma e pincele óleo (para a massa não ressecar). Deixe descansar
por 30 a 40 minutos coberta com um pano seco em um local não
muito frio.

Numa superfície lisa coloque uma bolinha de massa e com um
rolo, abra bem até ficar da espessura desejada. Coloque a massa
aberta numa fôrma levemente untada com óleo e deixe descansar por
20 a 30 minutos coberta com um pano seco. Leve ao forno médio
pré-aquecido a 180 graus por +/- 5 minutos. Abra as outras
bolinhas repetindo o mesmo procedimento.

Retire as massas do forno, coloque a cobertura que desejar e
leve ao forno novamente para assar.

Ele deu outras opções de legumes, como batata, inhame, mas então a proporção não é mais de 100g e sim de 200g.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...