Mostrando postagens com marcador Tortas Salgadas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Tortas Salgadas. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Torta de Limão Siciliano


Torta maravilhosa!
A receita retirei do Blog 'A Cozinha Coletiva'.
Esse menino faz cada uma...!
E o mais legal são as fotos que ele produz em seu blog, são realmente inspiradoras..


Ingredientes da Massa Brisée:

250 g. de farinha de trigo;
125 g. de manteiga picada;
125 g. de açúcar;
1 ovo.

Preparo da Massa Brisée:

Misture a farinha peneirada com o açúcar, e forme uma depressão no centro da tigela. Adicione o ovo e a manteiga amolecida no centro. Amasse com as mãos o suficiente para dar liga [não amasse demais].
Forme uma bola achatada com a massa, embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por meia hora.
Abre a massa sobre o fundo e as laterais de uma fôrma de tortas de 22cm de diâmetro e 3 de altura, furando-a com um garfo. Leve à geladeira por 15 minutos.
Asse em forno preaquecido a 180 graus por 25 minutos até dourar.
Reserve.



Ingredientes do Recheio:

Suco e raspas de 3 limões sicilianos;
100g de açúcar;
4 gemas;
3 colheres de sopa de maizena;
1 colher de sopa [15g] de manteiga.

Preparo do Recheio:

Coloque o suco de limão em um copo de medida e complete com água até chegar em 300ml. Despeje em uma panela, adicione as raspas e o açúcar e leve ao fogo até o açúcar dissolver completamente.
Dissolva a maizena em um pouquinho de água e adicione à mistura ainda no fogo, cozinhando até ferver e engrossar.
Retire do fogo, deixe esfriar levemente e adicione as gemas peneiradas, batendo vigorosamente [cuidado para elas não cozinharem e formarem grânulos]. Por último, adicione a manteiga e mexa até derreter. Recheie a massa já assada com esse creme.



 Ingredientes da Cobertura:

4 claras;
200g de açúcar.

Preparo da Cobertura:

Bata as claras em neve, adicionando o açúcar às colheradas até formar um creme branco, firme, brilhante e liso.
Cubra a torta já recheada com esse merengue, e leve ao forno quente por alguns minutos até o merengue dourar.
Sirva gelada!



 Ainda tem mais 18 receitas (atualmente!) de tortas dele que ainda vou testar!


Chocolate, Abóbora, Pêssegos, Cebola Picante, Crumble de Maçã Caramelada, Pêssego com Creme de Leite, Morangos e Mirtilos, Bananas com Doce de Leite, Bipolar, Cerejas, Crumbles Tartelettes, Peras, Queijos e Ovos, Carne, Tarte Tatin, Lemon Pie (outra de limão siciliano)....... ha, nem sei se vou conseguir fazer tudo isto um dia, Richie!

sexta-feira, 19 de março de 2010

Petit Gateau de Mandioca que será chamado de Bolinho de Mandioca..

Estavam uma delícia, mas não saíram molinhos por dentro quando os cortei.
No blog de onde peguei a receita, ele estava lindo!!! Dêem uma olhada – www.cozinhadafabi.blogspot.com.

Ah, porque será que os meus não ficaram daquele jeitinho? Bem, mas estavam uma delícia e de agora em diante os chamarei de Bolinho de Mandioca (ou de Aipim, ou de Macaxeira).
Decididamente acho que é o meu forno, pois fiz várias tentativas e nada!
Tentativa 1:
Petit Gateau de Mandioca com molho de queijo e bacon crocante.


Tentativa 2:
Petit Gateau de Mandioca com molho de camarão.


Tentativa 3:
Petit Gateau de Mandioca e Mandioquinha com molho de camarão.


Aqui foi engraçado – comprei nesse dia a mandioca (aipim, macaxeira) e a mandioquinha (batata baroa, batata salsa). Pedi a minha secretaria que fizesse um creme de mandioquinha para deixar pronto para minha mãe. O que aconteceu???
Ela cozinhou todo o meu aipim!
O problema é que ela não sabia que mandioquinha não era mandioca!
Também, que confusão – em algumas partes do Brasil a mandioca é aipim, ou macaxeira; e a mandioquinha é batata baroa, ou batata salsa.
Pra que tanto nome gente, se é tudo tupiniquim?

RECEITA DO PETIT GATEAU DE MANDIOCA

Para o creme de mandioca:
200 g de mandioca cozida
50 g de manteiga
2 colheres de sopa de creme de leite
1/4 de xícara de leite
sal q.b.
Passe a mandioca cozida pelo espremedor. Coloque a manteiga, o creme de leite e o leite. Acerte o sal.Para o Petit Gateau:
creme de mandioca
50 g de manteiga derretida
30 g de queijo parmesão ralado
40 g de farinha
2 gemas
2 ovos
sal q.b.
Misture todos os ingredientes. Distribua a massa em forminhas de Petit Gateau e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 10 minutos. Desenforme ainda quente diretamente no prato.

Teste e me avise se o seu saiu molinho por dentro!

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Empadão de Carnaval, opa, de Camarão!


Fiz de véspera este empadão para poder curtir um pouco o carnaval, afinal também sou foliã filha de Deus!
E como estava inspirada para o bloco carnavalesco, enfeitei-o com flores para alegrar o almoço da galera.
No dia foi só colocá-lo no forno para esquentar - temperatura baixa, e colocar o empadão assim que ligar o forno.

Massa:
- 5 xic. farinha de trigo
- 5 colh.(sopa) de margarina
- 3 ovos
- sal q.b.
Misture tudo até ficar homogêneo (não sovar, pois a massa começará a esfarelar se manusear muito). Coloque no film plastic e leve à geladeira por 30 minutos. Depois é só abrir um pouco mais da metade, forrando a forma no fundo e dos lados. A outra parte reserve para cobrir tudo.

Recheio:
- Camarão (comprei 2 quilos e descasquei - é claro que a quantidade diminui. Mas não usei tudo, apenas fiz todo ele e quando chegou na hora de misturar a ervilha e o palmito, tirei 1/4 do preparado).
- 1 vidro de palmito (Hemmer, olha a propaganda aí de novo!)
- 1 lata de ervilha (seria melhor as que vem congeladas, mas esqueci de comprá-las)
- 1 cebola em brunoise
- 2 tomates sem semente em brunoise
- 1 colh.(sopa) de colorau
- salsinha picada
- azeite
- sal
- pimenta branca
- caldo feito com as cascas do camarão (refogue as cascas na panela com óleo, põe cebola picada, cenoura picada, alho picado, sementes de coentro, ervas que desejar. Acrescente conhaque para flambar, depois água fervente, e purê de tomate. Coe tudo e reserve.

Refogue a cebola no azeite, acrescente o tomate, depois o camarão. Coloque o caldo, o colorau. Depois entra as ervilhas, o palmito, salsa fresca, e só então engrosse (use para isso o que preferir: amido de milho ou farinha de trigo).
Deixe esfriar e depois é só rechear!
Forno até dourar (passe gemas por cima para isso).
Depois é só deixar uma salada pronta também e ir pro bloco, sem atravessar o ritmo!!!






quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Torta de Sardinha muito antiga...


Anos e anos temos esta receita em nossa família. Anos e anos e ninguém deixa de repetir!
Foi minha tia Terezinha quem nos ensinou esta receita. Ela também é culpada por eu gostar tanto de massa caseira, pois sempre que ela fazia, me ligava para me convidar! Não tinha como eu dizer não...

Ingredientes:

- 3 ovos inteiros
- 4 tomates picados
- 1 cebola grande picada
- cheiro verde a gosto picado
- 2 colh.(sopa) de óleo
- 2 latas de sardinha
- 2 colh(chá) de fermento em pó
- 2 xíc. de farinha de trigo
- sal a gosto

Misture tudo e tempere a gosto. Unte um tabuleiro médio, coloque a massa e salpique farinha de rosca por cima, antes de levar ao forno médio, por 30 minutos. Espere esfriar um pouco para cortá-la (se é que alguém consegue isso!).
E esta é a massa que de vez em quando faço lembrando de minha tia...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...