Mostrando postagens com marcador Pratos Típicos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Pratos Típicos. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Bobó de Camarão: uma experiência!

Já postei até 2 vezes a receita de Bobó de Camarão!
Uma aqui e outra que fiz do programa Estrelas, da Angélica, aqui,
onde até chamei a postagem de Menu da Gabriela.
Mas esse foi uma nova experiência, baseado no programa Mais Você,
da Ana Maria Braga. Na verdade não gosto muito das experiências 
malucas da cozinha dela, mas nesse dia anotei a dica.

Levei o aipim crú e em pedaços ao liquidificador (500g),
com 1 xícara de leite de coco e 3 xícaras de água.
Bati mas deixei alguns pedacinhos, pois no programa ela dizia
que como era para Bobó, ela os deixava. Essa parte eu não gostei,
pois o que era para ser rápido no fogo (10 minutos mexendo), 
eu levei mais, pois os pedacinhos insistiam em ficarem duros.
Mas de resto a ideia é muito boa!
Da próxima vez baterei bem, sem pedacinho algum!

Na receita ela colocava 250g de aipim, 1/2 xícara de 
leite de coco e 2 de água. Deixei a última xícara para colocar
se precisasse - o que só usei já no fogo.

O creme sai perfeito, depois é só entrar com os camarões.
Como meus camarões já estavam descascados, pois quando 
os comprei já deixei-os assim (eu nunca compro camarão
com casca) no freezer, não pude usar as cascas para fazer
um caldo e colocar no aipim, substituindo a água.
 Daí foi só salteá-los no azeite e no
azeite de dendê, e reservá-los. Na mesma panela coloquei
alho, depois cebola e depois tomate, já todos picados.
Voltei com os camarões, coloquei pimenta dedo-de-moça
e enfim o creme de aipim.
Acredite: ficou muito bom, apesar de eu estar receosa
até a hora em que sentei na mesa para comer, pois como
disse, não gosto muito das experiências dela!
É uma boa ideia, principalmente se for fazer para muitas pessoas.
E vamos combinar: camarão é bom de qualquer jeito!
E esse Bobó tava muito bom demais da conta, hehe...


quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Menu da Gabriela!

Resolvi fazer um almoço em homenagem à Gabriela:
moça faceira e bonita, com cheiro e cor de cravo e canela,
 que cativou Seu Nacib.
Seus dotes culinários são ressaltados pela comida baiana
que ela faz e que encantam ainda mais esse turco na cidade de Ilhéus.
Homenagem também ao autor desse romance: Jorge Amado,
que nunca se cansou de homenagear a  Bahia!
De entrada Casquinhas de Siri:
deixei a carne de siri descansando com suco de limão,
sal e pimenta-do-reino.
Levei à panela azeite de oliva, azeite de dendê, cebola, pimentão
e tomate picado. Coloquei a carne e refoguei bem, deixando
ficar o máximo possível sequinho. Só então coloquei pão amanhecido
molhado e esmagado no leite de coco.
Coloquei nas casquinhas, pincelei com gema e mergulhei
na farinha de rosca. Finalizei com queijo parmesão ralado.
Levei ao forno por mais ou menos 30 minutos.
Prato principal: Bobó de Camarão Estrela!
Chamei-o assim pois é uma receita que apareceu no
programa da Angélica ('Estrelas').
Piquei alho, cebola, tomate e pimentão amarelo.
Cheiro verde.
Joguei uma parte disso tudo em cima dos camarões, acrescentei suco de limão,
sal e pimenta. Misturei bem tudo e reservei.
Cozinhei o aipim em uma mistura de leite de coco e água.
Levei tudo ao processador e depois de volta à panela.
Deixei reservado para só então fazer o camarão:
coloquei em outra panela azeite de oliva, cebola,
alho, tomate e pimentões amarelos picados (que havia reservado).
Acrescentei os camarões e seus temperos.
Cozinhei-os por uns 4 minutos, até todos estarem com nova
cor - rosados, e coloquei então azeite de dendê. E aí veio o pulo do gato da receita,  que quem fez esse prato no programa colocou - uma novidade para a minha pessoa:  farinha de amendoim,
farinha de castanha de caju, farinha de camarão seco e finalmente
mais leite de coco.
Só então misturei-os ao creme de aipim, finalizando com folhas de coentro!
Deu para ver as estrelas!!! Rsrs..
Sobremesa: Manjar de Coco com Calda de Ameixa.
Esse eu nem sei se é típico da Bahia!
Só sei que tem coco, então taí o porquê!
Também sei que o manjar é uma sobremesa trazida pelos
portugueses, mas que levava peito de frango, conforme
postei aqui: Os 4 doces históricos do Brasil.
A receita dele eu postei aqui: Manjar com Pêssegos.
E servi para abrir o apetite, Caipirinha de Caju.
Seu Nacib estava certo em trocar seus quibes pelos quitutes de Gabriela!!!

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Boeuf Bourguignon de Emmanuel Bassoleil

Já postei esta receita aqui.
Mas é que não resisti e coloco novas fotos (feitas neste fim de semana)
deste prato maravilhoso: um clássico francês!
Não me canso de fazê-lo, e a cada vez, me surpreendo mais
com todos estes sabores...
É que o guisado leva carne de 2ª (assim chamado no Brasil),
como capa de filé ou músculo (são os que eu recomendo).
Certa vez umas amigas fizeram um evento de um jantar,
e o senhor pediu que se fizesse este prato, mas que fosse filet mignon.
Até hoje fico imaginando o quanto ele perde em sabor por utilizar esta
carne! Por levar muito tempo cozinhando, a carne precisa ser entremeada
de gordura, o que decididamente no filet não tem.

A carne é feita com vinho, e no final mistura-se cogumelos frescos (Paris)
salteados com bacon
e cebolinhas caramelizadas!
Se você nunca fez, e o pior, nunca experimentou (rsrs..), faça!
Vale a pena cada garfada!
Ah, costuma-se servir com batatas ou macarrão.
Eu servi com batatas gratinadas e um arroz branquinho,
branquinho, que ressaltava ainda mais este maravilhoso molho!


quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Pernil de Cordeiro e... Klöuse!

Não!
Klöuse não é um jogador da Alemanha!
É um bolinho cozido alemão.
Aqui em casa nós fazemos muito ele, e até
já postei como se faz aqui!
Mas antes do prato principal, vamos à salada:
aqui em casa quando o almoço é especial, de fim
de semana, o povo não costuma comê-la não!
E uma maneira de fazer com que se sirvam dela, é
colocando produtos especiais, os que vc normalmente
usa só nos finais de semana.
Aqui eu usei junto com a alface crespa, palmitos em rodelas,
tomatinhos cerejas e carpáccio de salmão defumado.
Fora que fica tudo colorido, então os
gourmands (sig.: glutões! kkkkkk) se animam com a salada!!!
Agora vamos ao Klöuse:
este aqui foi novidade na mesa.
Pois o que fazemos leva arroz e farinha de trigo.
Esse leva Batata doce, farinha de trigo e ainda foi feito
recheado com banana. Pena que não tirei foto dele cortado.
Basta cozinhar a batata, amassar, misturar um ovo (para dar
liga), e colocar farinha de trigo - pouca mesmo.
Molda-se os mesmos em bolas (do tamanho
de bolinha de ping-pong), recheando antes com
uma fatia de banana em rodela.
Depois é só cozê-los em água fervente,
como se fosse nhoque.
Subiu, espera mais alguns minutinhos e retire-os.
Na hora de servir, coloca-se azeite na travessa.
Juro que é uma delícia!
O Klöuse e o Pernil de Cordeiro foi minha irmã quem fez.
Então para não dizer que não fiz nada, fiz também Couscouz
Marroquino com Legumes (Abobrinha e Cenoura),
que é super-hiper-fácil de fazer,
mas se vc não sabe, clique aqui que eu te ensino.
Tinha umas batatas que estavam precisando serem comidas
logo, então coloquei-as no forno com azeite e orégano seco mesmo!
(eita que nem picar ervas eu queria! rsrs...)
E finalmente aqui Sua Magestade o Pernil de Cordeiro!
Minha irmã trouxe ele lá do Sul (Santa Catarina) de avião.
Outro dia que fomos ao supermercado, mostrei à ela o precinho
salgadinho que é aqui no Rio!
E ela disse: 'viu como valeu a pena trazê-lo na bag-freezer???'
Ela assou e só colocou de tempero sal grosso, pois
disse que assim sentíriamos somente o gosto da carne.
E não é que ela estava certa!
Ficou absolutamente suculento, e os comensais...
devoraram!!!



sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Strogonoff de Camarão

O Strogonoff  foi um prato de requinte no passado.
A indústria o adaptou colocando ketchup e creme de leite
em lata e o popularizou.
Mas nem por isso ele deixou de ser querido.
E foi este prato que servi no jantar de aniversário
de minha querida mãe!


Fui salteando aos poucos os camarões limpos. Reservei-os.
Coloquei um pouco de alho, cebola, tomates pelados (o de lata, que adoro!),
 e in natura, todos em brunoise (tradução: bem picadinhos!).
Antes de acrescentar os tomates, voltei com os
camarões e flambei-os com conhaque.
Coloquei ketchup para dar uma cor bem vermelha,
e finalmente derramei o creme de leite fresco o suficiente.

Também fiz Strogonoff  de Filet Mignon para os pequenos, mas
neste usei os cogumelos em conserva.

Aliás, todos da Hemmer! Não que eu ganhe
alguma coisa em fazer propaganda,
mas porque além de usarmos esta marca aqui em casa desde
sempre, os cogumelos faziam parte do kit
que recebi no sorteio do blog da Josy
(Cozinhando com Josy)!


E se você acha que servir Strogonoff  é cafona:
zero prá você!!!
Rsrsrs...


quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Feijoada!

Um dos pratos mais emblemáticos de nosso país,
adorado pelos cariocas no verão!
Mas no inverno - tudo a ver, você não acha?

Só que a minha Feijoada não vai pé, rabo, orelha de porco.
Ah, não gosto e ponto.
A minha vai o básico: linguiça calabresa, paio,
carne seca e costelinha de porco.
Mas a costelinha tem de ser defumada. E ponto.
Aliás, só essa costelinha no feijão já é o máximo prá mim!

Um tempero básico também: alho, cebola, sal e pimenta.
E o louro, não vamos esquecê-lo!

A carne seca eu dessalgo na hora:
coloco na panela de pressão e cozinho por 10 minutos,
após o chiado da panela.
Abro, troco a água e repito a operação mais 2 vezes.
E ponto.


Depois é só servir com o básico:
farofa, couve, arroz e laranja. E uma pimentinha.

Tá faltando alguma coisa prá você?
Ah, já sei...


 A caipirinha!
(ops, quase que a cozinheira esquece de tirar foto dela!)
E ponto...

Ponto final!!!

terça-feira, 15 de maio de 2012

Dobradinha com Arroz Vermelho!


Quem me conhece sabe que sou doida por uma Dobradinha!
Até já dei a receita  aqui: Tripas à moda do Porto!
Uma delícia, iac, iac...

Dessa vez servi junto com o Arroz Vermelho, que é muito conhecido no
Nordeste do Brasil. Altamente nutritivo e benéfico à saúde,
quase ninguém o conhecia.  Mas fizeram um resgate do
mesmo, e agora encontramos fácil (mais ou menos)
no supermercado.
Para fazer é só seguir as instruções da embalagem e eu sugiro
não acrescentar temperos - deixe só no sal, para você
sentir bem o sabor dele!
Apesar de que eu o servi misturando com o branco,
mas mesmo assim fez o maior sucesso...

Não é mãe? rsrs..

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Uma receita Brasileira: Moqueca de Camarão

Segundo Luís da Câmara Cascudo, este nome deriva do tupi pó-kêca,
que significa feito embrulho, embrulhado.
Já outros autores, como Aurélio Buarque de Holanda Ferreira,
afirma que a origem veio da língua quimbundo (costa africana):
mu'keka.


Seja como for, é um prato absolutamente brasileiro!
E existem 2 versões desta receita: a baiana (com leite de coco e
azeite de dendê) e a capixaba (feita com óleo de urucum).


Gosto das duas versões, mas esta que está aqui é a baiana.

Leve o azeite de dendê à frigideira e adicione 2 dentes
de alho picadinhos e cebolas em rodelas. 
A seguir junte pimentões coloridos em rodelas,
a pimenta dedo-de-moça picadinha (opcional tanto colocar
ela, como retirar suas sementes).
Por último os camarões já limpos e temperados com sal
e pimenta-do-reino.


Regue com leite de coco e corrija o tempero. 
Finalize com um fio de azeite de dendê
e tampe por 5 minutos.
Por último salpique folhas de coentro picadas grosseiramente.

Na verdade esqueci deste tempero maravilhoso, pois
não tinha em casa. Quando tenho, costumo colocar as
raízes do coentro no início da cocção. Depois é só retirar e
acrescentar as folhas na finalização.

A farofa que acompanha foi feita apenas com azeite de dendê e farinha.


Reparou na pimenta dedo-de-moça esbranquiçada?
Costumo comprá-la e como não uso tudo,
guardo no congelador, inteiras e sem embrulhá-las (pó-kêkalas, rsrs..).
Eu juro que é só tirar do freezer que elas já estão prontas para o uso!
Essa daí eu corri para pegar inteira, na hora da foto!




terça-feira, 10 de abril de 2012

Uma receita americana: Macarrão com Creme de Queijo

Certa vez assisti a um filme que não me lembro do nome.
Aliás, nem o vi inteiro - já peguei andando...
A personagem não achou o Perú para fazer o almoço
de "Thanksgiving Day" (Dia de Ação de Graças).
Ela salvou a pátria fazendo este Macarrão com Creme de Queijo.
Fiquei curiosa...
Até que assistindo ao programa
 Dia a Dia, da Band (TV), eis que
o chef André Meana deu essa receita,
trazida em sua mala de volta dos EUA.

Macarrão com Creme de Queijo

Cozinhe 1 pacote de macarrão tipo fusilli 'al dente'.
Reserve em um refretário untado de azeite e faça o molho.

Em uma panela leve 1 litro de leite para ferver e adicione
2 colheres (sopa) de amido de milho (dissolvidos em leite).
Acrescente:
300g de queijo cremoso,
300g de queijo cheddar,
300g de queijo mussarela.
Deixe derreter.

Envolva o macarrão com esse creme e por último a cobertura.

Ingredientes da cobertura:
Bacon picado e frito a gosto
1 pão italiano picado (usei torradas)
Salsinha picadinha a gosto
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Orégano a gosto

Leve ao forno e deixe dourar por 20 minutos em fogo médio.



Depois delicie-se com o queijo derretendo a cada garfada!
Huuummmm.....


segunda-feira, 19 de março de 2012

Camarões à Newburg

Este camarão é servido com torradas,
mas fica tão bom que eu não o quis como entrada!


Você vai precisar de:

- Camarões (limpe bem os camarões e separe as cabeças, mantendo a cauda)
- 1 cebola picada
- 5 colheres (sopa) de manteiga
- 1 colher (café) cheia de páprica picante
- 4 colheres (sopa) de conhaque
- 3 xícaras (chá) de creme de leite fresco
- 1/4 de colher (café) de noz-moscada ralada
- 1 gema de ovo (grande)
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- torradas

Em uma panela, refogue a cebola em 2 colheres da manteiga. Assim que dourar, adicione as cabeças de camarão e refogue por mais alguns minutos.  Adicione a páprica, depois o conhaque, deixando flambar.
Refogue por mais alguns minutos e junte água fria, até cobrir as cabeças de camarão. Após ferver, diminua o fogo e cozinhe por uns dez minutos. Coe e reserve uma xícara (chá) de caldo.


Em fogo baixo, reduza o creme de leite pela metade e incorpore o caldo feito
com as cabeças de camarão. Tempere com a noz-moscada e a pimenta-do-reino.
Ajuste o sal e misture o molho com um batedor de arame.
Coloque a gema de ovo em um recipiente. Adicione metade do molho e mexa com o batedor.
Assim que a gema estiver bem incorporada ao molho, volte tudo para a panela,
em fogo brando, mexendo sempre com o batedor, até o molho se encorpar.
Não cozinhe demais nem deixe ferver, para que a gema não talhe.

Tempere os camarões com sal e pimenta. Em uma frigideira, cozinhe-os na
manteiga restante, em fogo médio, por dois minutos, mexendo seguidamente.
Quando os camarões ganharem cor, passe o molho para a frigideira e finalize o cozimento.



Aqui foram servidos com arroz jasmim, purê de batata baroa e aspargos.


As torradas?
Sirva de aperitivo enquanto esperam o almoço!!!

quarta-feira, 14 de março de 2012

Strogonoff com Cogumelos frescos

Quando vou ao supermercado não posso ver aquelas
bandejas de cogumelos frescos! rsrs..
Já fico logo imaginando o que vou fazer com eles... às vezes nem
imagino direito, já vou pegando, hehe..
Dessa vez imaginei colocar no Strogonoff, pois tinha pedaços
de filet mignon no freezer.
Quando compro filet mignon, geralmente gosto eu mesma de limpá-lo (adoro!).
Depois separo a parte do meio e congelo em forma de rocambole, para ser usado como tornedos, medalhões, escalopes, ou até mesmo inteiro em rosbife.
A ponta e a cabeça deixo para utilizar em pratos mais rústicos, que não exijam cortes perfeitos, como é o caso do Strogonoff.

A receita do Strogonoff é à brasileira mesmo:
fritei os pedacinhos de filet (ponta e cabeça) na manteiga e azeite.  Coloquei os cogumelos fatiados e deixei mais 2 minutos.  Retirei tudo e coloquei alho e cebolas em brunoise.
Depois de levemente douradas, voltei com a carne e o cogumelo, flambei com conhaque, acrescentei molho ketchup e deixei alguns minutos (5).
Finalizei com creme de leite fresco, bem pouco para que o molho continuasse encorpado, pois é assim que gosto!


Servi com batatas chips rústicas (não tirei a casca!).
Lembra da aula de cortes de batatas que dei por aqui?
Se não viu, clique aqui!


Ah, e também tinha alho-poró passado no azeite!



Adoro tudo isso!!!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Polenta e uma Praia Internacional!!!

No meio de tanta opulência...

...homenageio a Praia de Jurerê Internacional com essa...

Polenta!


A Praia de Jurerê Internacional, uma das 42 (ou 43?) praias de Florianópolis,
é conhecida pela  frequência de pessoas muito (e algumas mais) ricas e das celebridades.
É muita opulência, onde os mais ricos consomem champagnes (sim, as legítimas!)
só para... mostrar quem tem mais dinheiro!

Aqui embaixo a minha linda sobrinha Maria Cecilia
mostrando a praia que você pode frequentar - sim, porque a areia é de todos, haha!

Mas para você se hospedar por lá,
que tal alugar uma dessas casinhas abaixo?

Pequena, não?!!


(Não é um prédio - é casa mesmo!)

Olha o tamanho dessa porta...!!!
Deve ter uma faxineira só para limpá-la, hehe..

Não te lembra os locais de filmes americanos?...

É tudo muito glamouroso!

Você fica de boca aberta...


E esta linda celebridade te pergunta:

Prefere a Polenta com Costela na Pressão ou...

... com Frango no Molho de Tomate???

Rsrs...........
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...