Mostrando postagens com marcador Peixe. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Peixe. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Bacalhau e Camarão

Quando fui fazer este prato de Bacalhau, tinha na geladeira alguns camarões frescos.
Então pensei: vou colocá-los bem juntinhos!
Fiz uma camada de cebola, de pimentões (vermelho e amarelo), batatas já cozidas, lascas de bacalhau aferventadas (ele já era dessalgado), alho em fatias finas, mais um pouco de cebola e pimentão, e por último o camarão.
Reguei com muito azeite e fechei o pirex com papel alumínio. Levei ao forno pré-aquecido.

Quando o azeite estava já borbulhando, retirei o aluminio e acrescentei ovos cozidos - voltei ao forno e...
direto prá mesa, pessoal !!!

Ficou muito gostoso essa mistura, quem ainda não experimentou, recomendo, pois parece que o camarão deixou tudo mais suave.


quarta-feira, 12 de maio de 2010

Vatapá: quem quiser, que aprenda a fazer..


Quem quiser Vatapá, que aprenda a fazer..

É, porque na verdade não foi eu quem fiz este - foi minha irmã que estava nos visitando.
Deixei, afinal, quem não quer alguém na sua cozinha fazendo Vatapá para voce comer ???
O trabalho foi comprar o peixe e os camarões - disse a ela que de manhã iria comprar no peixeiro perto de casa. Mas nesse dia ele resolveu não ir ! Fiquei danada, pois tive de ir comprar no Mercado de Peixe,
peguei engarrafamento na ida e na volta, af, Maria !

Então deixei ela arregaçar as mangas, meti um avental nela e fiquei só assessorando
com uma cervejinha bem gelada !
Ela fez assim: descascou os camarões e utilizou as cascas para fazer um caldo.
Cozinhou a posta de um cação nesse caldo junto com cebola, tomate, raiz de coentro, sal e pimenta.
Depois de cozido, retirou a posta e desfiou o peixe.
Voltou com o peixe desfiado no caldo de temperos, acrescentou dendê, castanhas de caju e amendoim moídos.
Colocou creme de arroz diluído no leite de coco e juntou ao caldo.
Os camarões, antes de colocá-los, salteou-os no azeite rapidamente.
Juntou folhas de coentro, cozinhou bem o molho já grosso, acrescentou os camarões.
Finalizou com mais leite de coco e mais dendê.

Ah, não posso esquecer da pimenta, bem pouco - quem quiser mais que coloque em seu prato.
Faltou os camarões secos, mas quem que ligou ?
No próximo post mostrarei o que fiz com o que restou.
Axé!

segunda-feira, 29 de março de 2010

Bacalhau: treinando para a Páscoa parte II.


Desta vez fiz um Bacalhau com Molho Bechamel.

Cozinhei batatas em rodelas.
Cortei cebolas em rodelas.
Dei uma ferventada no bacalhau já dessalgado, apenas para retirar a pele e espinhas.
Fiz o molho: coloquei manteiga para derreter numa panela, adicionei farinha de trigo, depois o leite quente. Após isso coloquei um pouco de noz moscada e queijo parmesão ralado.

Finalmente intercalei tudo em um refratário, adicionei queijo ralado por cima e forno!

Para servir você pode fazê-lo apenas com uma salada - no caso aqui eu servi com um Arroz com Camarões (o que não é uma má idéia!).

quarta-feira, 24 de março de 2010

Bacalhau: treinando para a Páscoa!

Fui treinar para a Sexta-feira da Paixão, com Bacalhau... este já estava dessalgado quando comprei.
Acrescentei batatas em rodelas cozidas, cebolas e pimentões coloridos em rodelas, alhos inteiros, azeitonas, ovos cozidos e azeite. Coloquei no forno e só então me lembrei de colocar azeitonas por cima...

Aqui uma versão finger food...

E aqui o empratado (só faltou servir o vinho!).

Que venha a Santa Ceia!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Trilha de botequim

Trilha é um peixinho que gosto muito, pois tem um leve sabor de camarão.
Fritei-os empanados na farinha de trigo, ovo, farinha de rosca (nessa ordem), depois de temperá-los.
Com as cabeças e rabos fiz um pirãozinho que ficou muito bom, pois acrescentei cebola, alho e pimentão vermelho picadinhos.
Uma pimenta também que eu não dispenso!
E claro, para acompanhar, a cachacinha!
Pronto, me senti num boteco!
E olha eles aqui na banca do mercado de peixe!

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Santa Massa !!!


Fazia tempo que não colocava a mão na... massa!
Resolvi então pegar a minha ultra-super-máquina de fazer macarrão e botar prá quebrar os ovos!


Quem será o inventor das massas ?
Há controvérsias..
Foram encontrados em uma tumba etrusca utensílios que nos remetem aos primeiros indícios da existência da massa.
O cozinheiro Apícius fala sobre algo semelhante à lasanha em seu livro de cozinha, nos primeiros anos da era cristã.

Por volta do ano Mil temos a primeira receita documentada de massa, no livro “De arte Coquinaria per vermicelli e maccaroni siciliani” ( A arte de preparar vermicelli e macarrão siciliano), escrito por Martino Como, cozinheiro do Patriarca de Aquiléia.
Nos países árabes a palavra “makkaroni” já era bastante conhecida, e parece que foi levada de lá para a Grécia e à Sicília, na época colônias árabes.

O macarrão teria chegado ao ocidente pelas mãos de Marco Polo, mercador veneziano que visitou a China no século XIII, porém em 1279, 16 anos antes do retorno deste, ocorreu a primeira menção "oficial" sobre a massa: num inventário de bens de um soldado genovês de nome Ponzio Bastione é citada "uma bariscela (cesta) cheia de macarrão".
Mas nós, brasileiros, devemos principalmente aos imigrantes italianos, que difundiram aqui a massa.

Um molho fácil de fazer, que não vai ao fogo..
Fettucine ao molho cremoso de limão e filé de tilápia


Misture: 2 gemas (bata); queijo ralado (a vontade); creme de leite (fresco); raspa de limão (siciliano); 1 (0u ½ ) suco do limão.
Misture ao macarrão deixando um pouco para finalizar.
Enfeite com zest de limão ou salsinha picada finalmente.
Polvilhe queijo parmesão e sirva com filé de tilápia grelhado.

A massa? ovo e farinha!

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Salmão com Arroz 7 Grãos


Aqui a estrela não foi o salmão com crosta de castanha do Pará, ao molho de maracujá, com legumes torneados..
A estrela foi o arroz 7 grãos - arroz integral, cevada, aveia integral, trigo integral, canola, quinua e linhaça.
Deixou o prato realmente muito mais leve..

Tá aprovado!!!
Ah, e antes servi uma maionese de camarão..



Crosta de castanha do Pará: coloquei no processador pão de forma (6 fatias). Juntei queijo parmesão (um punhado), manteiga (2 colheres de sopa) e castanha do Pará (dois punhados). Coloquei entre 2 filmes plásticos, amassei e fiz uma camada fina (2mm). Deixei no freezer para firmar mais rápido, mas pode deixar na geladeira por 2 horas.
Depois que selei o salmão, cortei e coloquei a crosta por cima e levei ao forno para uma leve gratinada.

Molho de maracujá: bati o maracujá no liquidificador, reservando algumas sementes. Coei e levei ao fogo com uma colher de sobremesa de açúcar e uma colher de chá de sal. Deixei engrossar um pouco e finalizei com manteiga gelada.


Almoço do primeiro dia do ano:

Feliz 2010!!!

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Bacalhau



A história do verdadeiro bacalhau é milenar e nasceu na Noruega, nas águas frias e salgadas do Norte da Europa.
Os vikings são considerados os pioneiros nas descoberta do Cod Gadus morhua (nome científico do bacalhau), espécie farta nos mares que navegavam. Como não tinham sal, os vikings apenas secavam o peixe ao ar livre, até que se perdesse a quinta parte do seu peso e endurecesse. Mais tarde, também os romanos se habituaram a consumir o bacalhau.

O hábito do brasileiro de saborear bacalhau é herança da colonização portuguesa, que começou a disseminar a partir do descobrimento do Brasil. Mas, somente com a chegada da corte portuguesa e dos comerciantes lusos ao país, é que o consumo do pescado foi impulsionado. No mesmo período, o Brasil estreitou os laços comerciais com a Noruega e começou a importar – a primeira importação oficial do produto começou em 1843.

A seguir uma receita de Bacalhau retirado do livro “O Cozinheiro Imperial” – ano de 1843 (1º livro de culinária publicado no Brasil)

‘Suflê de Bacalhau

Cozinhe o bacalhau, desfie-o bem miúdo e coloque-o num Molho bechamel. Se for prato único, acrescente 6 gemas. Unte um fôrma funda com manteiga, coloque dentro o bacalhau no bechamel e 15 min. antes de servir junte as claras em neve. Leve ao forno, e quando levantar e estiver dourado retire do forno e sirva imediatamente.’
O que fiz cuja foto está aqui, foi com batatas (coloquei metade baroa), cebolas, pimentão vermelho, tomate concassê, azeitonas pretas, tomate cereja e azeite.
O diferencial aqui é que utilizei o bacalhau que já vem dessalgado - uma maravilha! Não compro mais bacalhau salgado, pois o dessalgado facilita muito e vc nem precisa acrescentar sal (só coloquei um pouco nos legumes).
Lenge leve Vikings!


quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Linguado

Talvez vocês estranhem este prato esquisito, cheio de bolinhas...
...é um Filé de Linguado com molho de tangerina, acompanhado de purê de baroa e abobrinha.
Só que este filé foi empanado e passado em flocos de arroz!
É isso mesmo, e o molho de tangerina foi apenas a redução do suco com açúcar no fogo.
As abobrinhas foram torneadas e o purê foi servido em quenelles.
Apesar de estranho a idéia do floco de arroz, experimentem: é uma sensação bem agradável as bolinhas pipocarem em sua boca!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...