
Quem quiser Vatapá, que aprenda a fazer..
É, porque na verdade não foi eu quem fiz este - foi minha irmã que estava nos visitando.
Deixei, afinal, quem não quer alguém na sua cozinha fazendo Vatapá para voce comer ???
O trabalho foi comprar o peixe e os camarões - disse a ela que de manhã iria comprar no peixeiro perto de casa. Mas nesse dia ele resolveu não ir ! Fiquei danada, pois tive de ir comprar no Mercado de Peixe,
peguei engarrafamento na ida e na volta, af, Maria !
Então deixei ela arregaçar as mangas, meti um avental nela e fiquei só assessorando
com uma cervejinha bem gelada !
Ela fez assim: descascou os camarões e utilizou as cascas para fazer um caldo.
Cozinhou a posta de um cação nesse caldo junto com cebola, tomate, raiz de coentro, sal e pimenta.
Depois de cozido, retirou a posta e desfiou o peixe.
Voltou com o peixe desfiado no caldo de temperos, acrescentou dendê, castanhas de caju e amendoim moídos.
Colocou creme de arroz diluído no leite de coco e juntou ao caldo.
Os camarões, antes de colocá-los, salteou-os no azeite rapidamente.
Juntou folhas de coentro, cozinhou bem o molho já grosso, acrescentou os camarões.
Finalizou com mais leite de coco e mais dendê.
Ah, não posso esquecer da pimenta, bem pouco - quem quiser mais que coloque em seu prato.
Faltou os camarões secos, mas quem que ligou ?
No próximo post mostrarei o que fiz com o que restou.
Axé!