RECEITA: 1Kg farinha de trigo; 5g açúcar; 20g sal; 30g fermento fresco; 2 colh(sopa) margarina; 1 ovo; 200ml de leite; 200g de purê de abóbora.
Cozinha é um lugar santo, é onde preparamos o que nos faz viver, é onde celebramos a vida com muitos cheiros, cores e sabores..
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
Pizza com massa de Abóbora
RECEITA: 1Kg farinha de trigo; 5g açúcar; 20g sal; 30g fermento fresco; 2 colh(sopa) margarina; 1 ovo; 200ml de leite; 200g de purê de abóbora.
sexta-feira, 4 de junho de 2010
Pizza com massa de Aipim
Essa massa de pizza eu peguei do rapaz do morro do Bumba, aqui de Niterói, que apareceu no programa da Ana Maria Braga. A história dele é triste mas de muita perseverança: continuou os negócios dos pais, mesmo perdendo-os na tragédia das chuvas de abril desta cidade..jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
- 1 kg de farinha de trigo
- 5 g de açúcar
- 20 g de sal
- 30 g de fermento fresco
- 2 colheres (sopa) de margarina
- 1 ovo
- 200 ml de leite
- 100 g de aipim cozido e batido com 1 xícara (chá) de água
(no liquidificador)
- (+/-) 50 ml de água
- 1 colher (sopa rasa) de óleo
Numa tigela coloque farinha de trigo, açúcar e
sal e misture bem. Adicione o fermento fresco, a margarina,ovo, leite e a massa de aipim cozido. Misture bem. Acrescente, aos poucos, (+/-) 50
ml de água e sove a massa até desgrudar das mãos. (Obs: é
importante colocar a água aos poucos para que a massa não fique
muito mole). Coloque 1 colher (sopa rasa) de óleo e amasse.
Com uma faca corte a massa do tamanho desejado e faça bolinhas. Coloque-as numa
fôrma e pincele óleo (para a massa não ressecar). Deixe descansar
por 30 a 40 minutos coberta com um pano seco em um local não
muito frio.
Numa superfície lisa coloque uma bolinha de massa e com um
rolo, abra bem até ficar da espessura desejada. Coloque a massa
aberta numa fôrma levemente untada com óleo e deixe descansar por
20 a 30 minutos coberta com um pano seco. Leve ao forno médio
pré-aquecido a 180 graus por +/- 5 minutos. Abra as outras
bolinhas repetindo o mesmo procedimento.
Retire as massas do forno, coloque a cobertura que desejar e
leve ao forno novamente para assar.
Ele deu outras opções de legumes, como batata, inhame, mas então a proporção não é mais de 100g e sim de 200g.
sexta-feira, 14 de maio de 2010
Pães Caseirinhos
.jpg)

Ingredientes:
- 1 ovo
- 3/4 xícara (chá) de leite
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 1 e 1/2 colheres (chá) de sal
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo aproximadamente – eu usei um pouco mais
- Manteiga ou margarina derretida para pincelar os pãezinhos
.jpg)
Modo de fazer:
Misture quase toda a farinha (cerca de 2/3) o fermento biológico seco o sal e o açúcar. Reserve. (Nessa parte, eu diluí o fermento numa parte do leite morno, junto com o açúcar).
Quebre o ovo dentro de uma xícara ou jarra medidora e complete com leite até atingir 240 ml. Misture com um garfo e junte ao recipiente com os ingredientes secos, junte também a manteiga e misture de início com uma colher ou garfo. Passe a massa para uma bancada polvilhada de farinha de trigo e comece a sovar fazendo movimentos de “ir e vir” como se estivesse rasgando-a, ou seja, empurre para cima com a palma da mão e puxe-a para baixo com a ponta dos dedos. Com a massa nesse ponto “grudento” é bem mais fácil. Faça isso durante uns 5 ou 10 minutos ou até que a massa mude a coloração ficando mais clara e adquira um aspecto rendado. Adicione o restante da farinha enquanto continua a sovar.
Use uma espátula para desgrudar a massa da bancada e sove mais 15 ou 20 minutos. Não deixe a massa muito seca, ela deverá ficar bem maleável. Cubra e deixe crescer até dobrar de volume (de 40 a 60 minutos).
Depois de crescida passe a massa para a bancada polvilhada com farinha de trigo e corte-a em 16 pedaços e modele os pãezinhos no formato desejado - os meus deram mais, pois eu fui dividindo... Coloque em uma assadeira untada e polvilhada com farinha de trigo ou fubá e deixe crescer até dobrar o volume novamente.
Preaqueça o forno por uns 15 minutos antes de assar os pãezinhos assim eles ficarão douradinhos mesmo sem pincelar com ovo ou gema de ovo. Coloque então a assadeira no forno bem quente e asse-os por cerca de 20 minutos.
Retire a assadeira do forno e pincele-os com manteiga ou margarina derretida enquanto ainda estão quentes. Deixe-os sobre uma grade até que esfriem.
quinta-feira, 29 de abril de 2010
O Pão Nosso de Cada Dia !
.jpg)
.jpg)
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
Agora é o Pão recheado!!!

.jpg)
Estou pensando até em fazer meu próprio fermento... com a receita da Mari Hirata, que está na revista Prazeres da Mesa Dez/Jan 2010!
Bom, o caso é que estava esperando uma prima minha chegar do Sul, e ela não disse qual o dia certo, pois estavam vindo passeando..
.. pão australiano, linguiça de Blumenau que tinha em meu freezer.. .jpg)
..pão francês, baguete francesa, queijo, presunto, geléia..
.jpg)
..um queijo de cabra com frutas cítricas (interessante, lembrou um recheio de torta de ricota, que leva passas e frutas cristalizadas)..
.jpg)
..e claro, o bolo, que outra hora conto a sua história!
Ah, esqueci de dizer: minha prima chegou com o marido mais 4 filhos, minha irmã veio com marido e 2 filhas, mais minha mãe, outra irmã, euzinha...
Ah, e ainda tinha mais 2 tartarugas das crianças, que viajavam junto!
Então, vcs acham que deu ???quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
Pizza ou Pão recheado? Tanto faz...


E olha eles aí, impacientes, esperando que eu tirasse a foto..


Modo de fazer: misture o fermento no leite morno com o açúcar e deixe 15 minutos para fermentar. Jamais coloque em leite quente! Junte todos os outros ingredientes e amasse, sempre de dentro para fora.


.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)