Mostrando postagens com marcador Pães e Pizzas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Pães e Pizzas. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Pizza com massa de Abóbora


Coloquei a receita desta pizza aqui outro dia.
A pessoa que passou usava legumes como aipim, batata baroa e inhame em sua composição.
Já faz tempo que queria experimentar com abóbora, e não me arrependi.
Esta aí de cima o recheio foi de 'aliche' - poucos gostam por ser salgado, mas eu sugiro comprar somente as que vem em latinhas, pois estas que vendem em supermercados, etc, aos quilos, não são tão saborosas..







RECEITA: 1Kg farinha de trigo; 5g  açúcar; 20g sal; 30g fermento fresco; 2 colh(sopa) margarina; 1 ovo; 200ml de leite; 200g de purê de abóbora.

MODO DE FAZER: fiz a receita pela metade, pois 1 kilo é muita pizza! A abóbora foi no olhômetro (aliás, tudo, menos o fermento que já vem no pacotinho de 15g).  Junte o fermento, o sal e o açucar com o leite morno (preste atenção para que o leite não esteje fervente, pois se não o fermento cozinha e adeus pizza!).  Deixe por 15 minutos.  Volte e acrescente o restante dos ingredientes, deixando a farinha para misturar aos poucos e poder dar o ponto certo (de desgarrar das mãos para sovar).  Sove um pouco e deixe descansar (a massa, não você - pois tem o molho para fazer, cebolas, tomates, etc, para o recheio).  Deixe descansar numa vasilha untada de óleo, cubra com um plástico e um pano também, para abafar bem.


Depois de 1 hora, estique na forma de pizza e deixe crescer novamente.


Eu pré-assei as massas, pois eram muitas (4 formas) - levei ao forno bem quente por 5 a 7 minutos.
Olha que cor mais linda!!!

Depois é só colocar o recheio e voltar ao forno...ficaram macias por dentro e crocantes por fora...

 
Primavera chegando...
 
 

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Pizza com massa de Aipim

Essa massa de pizza eu peguei do rapaz do morro do Bumba, aqui de Niterói, que apareceu no programa da Ana Maria Braga. A história dele é triste mas de muita perseverança: continuou os negócios dos pais, mesmo perdendo-os na tragédia das chuvas de abril desta cidade.
Um menino que merece ir prá frente, pois vê-se que ele é batalhador.

Fiz a receita com 1 kilo de farinha de trigo e dividi em 4 tabuleiros, mas da próxima vez farei mais fornadas, pois elas ficaram altas depois que cresceram novamente.

Mas ficou uma delícia : crocante por fora e macia por dentro. Já adicionei ela nas receitas preferidas e a idéia é na próxima fazer com abóbora: será que vai dar certo? Creio que sim, e tomara que dê a cor alaranjada também.

Aqui coloquei o molho de tomate que eu mesma fiz, pois quando faço massa de pizza não admito que entre molho já pronto!
Apenas refoguei 1 cebola picada, 3 dentes de alhos, 6 tomates grandes (não estavam vermelhões, infelizmente), e alguns raminhos de manjericão. Bati no liquidificador e voltei ao fogo com 1 colher (café) de açúcar. Finalizei temperando com sal e pimenta.

Acrescentei queijo mussarela, tomate, cebola e pimentão amarelo...


Então coloquei camarões previamente salteados no azeite, orégano...


...e mais alguns pedacinhos de mussarela (não tinha catupiry!!!).



E depois... NHAC !..rs,rs..


RECEITA


- 1 kg de farinha de trigo
- 5 g de açúcar
- 20 g de sal
- 30 g de fermento fresco
- 2 colheres (sopa) de margarina
- 1 ovo
- 200 ml de leite
- 100 g de aipim cozido e batido com 1 xícara (chá) de água
(no liquidificador)
- (+/-) 50 ml de água
- 1 colher (sopa rasa) de óleo


Numa tigela coloque farinha de trigo, açúcar e
sal e misture bem. Adicione o fermento fresco, a margarina,ovo, leite e a massa de aipim cozido. Misture bem. Acrescente, aos poucos, (+/-) 50
ml de água e sove a massa até desgrudar das mãos. (Obs: é
importante colocar a água aos poucos para que a massa não fique
muito mole). Coloque 1 colher (sopa rasa) de óleo e amasse.

Com uma faca corte a massa do tamanho desejado e faça bolinhas. Coloque-as numa
fôrma e pincele óleo (para a massa não ressecar). Deixe descansar
por 30 a 40 minutos coberta com um pano seco em um local não
muito frio.

Numa superfície lisa coloque uma bolinha de massa e com um
rolo, abra bem até ficar da espessura desejada. Coloque a massa
aberta numa fôrma levemente untada com óleo e deixe descansar por
20 a 30 minutos coberta com um pano seco. Leve ao forno médio
pré-aquecido a 180 graus por +/- 5 minutos. Abra as outras
bolinhas repetindo o mesmo procedimento.

Retire as massas do forno, coloque a cobertura que desejar e
leve ao forno novamente para assar.

Ele deu outras opções de legumes, como batata, inhame, mas então a proporção não é mais de 100g e sim de 200g.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Pães Caseirinhos


Essa receita aprendi no Blog 'Cozinha é Poesia'.

Realmente eles são uma delícia e bem fáceis de fazer!
A receita já está na lista dos mais pedidos aqui de casa...
Bem, é verdade que preciso treinar a modelagem...


Ingredientes:


- 2 colheres (chá) de fermento biológico seco – eu substitui por 15g de fermento fresco conforme estava na receita
- 1 ovo
- 3/4 xícara (chá) de leite
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 1 e 1/2 colheres (chá) de sal
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo aproximadamente – eu usei um pouco mais
- Manteiga ou margarina derretida para pincelar os pãezinhos


Modo de fazer:

Misture quase toda a farinha (cerca de 2/3) o fermento biológico seco o sal e o açúcar. Reserve. (Nessa parte, eu diluí o fermento numa parte do leite morno, junto com o açúcar).
Quebre o ovo dentro de uma xícara ou jarra medidora e complete com leite até atingir 240 ml. Misture com um garfo e junte ao recipiente com os ingredientes secos, junte também a manteiga e misture de início com uma colher ou garfo. Passe a massa para uma bancada polvilhada de farinha de trigo e comece a sovar fazendo movimentos de “ir e vir” como se estivesse rasgando-a, ou seja, empurre para cima com a palma da mão e puxe-a para baixo com a ponta dos dedos. Com a massa nesse ponto “grudento” é bem mais fácil. Faça isso durante uns 5 ou 10 minutos ou até que a massa mude a coloração ficando mais clara e adquira um aspecto rendado. Adicione o restante da farinha enquanto continua a sovar.
Use uma espátula para desgrudar a massa da bancada e sove mais 15 ou 20 minutos. Não deixe a massa muito seca, ela deverá ficar bem maleável. Cubra e deixe crescer até dobrar de volume (de 40 a 60 minutos).
Depois de crescida passe a massa para a bancada polvilhada com farinha de trigo e corte-a em 16 pedaços e modele os pãezinhos no formato desejado - os meus deram mais, pois eu fui dividindo... Coloque em uma assadeira untada e polvilhada com farinha de trigo ou fubá e deixe crescer até dobrar o volume novamente.
Preaqueça o forno por uns 15 minutos antes de assar os pãezinhos assim eles ficarão douradinhos mesmo sem pincelar com ovo ou gema de ovo. Coloque então a assadeira no forno bem quente e asse-os por cerca de 20 minutos.
Retire a assadeira do forno e pincele-os com manteiga ou margarina derretida enquanto ainda estão quentes. Deixe-os sobre uma grade até que esfriem.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

O Pão Nosso de Cada Dia !



Falar da história do pão é voltar trocentos mil anos atrás.
Então prefiro falar de minha última fornada!
Usei um tablete de fermento fresco (15g) para 750g de farinha de trigo.
Coloquei o fermento esfarelado em 1 1/2 de água morna, junto com 1 colher (sopa) de açúcar, e deixei por 15 minutos, até fermentar. Acrescentei 1 colher (chá) de sal, 4 a 5 colheres (sopa) de óleo e vim com a farinha.
Sovei, deixei crescer por 1 hora, dividi em 3 partes e coloquei em forma untada de óleo.
Depois mais um tempo para crescer novamente, pincelei manteiga derretida e forno neles!
Quando ficaram prontos, molhei bem a parte de cima e enrolei-os em uma toalha de mesa (para abafar bem!).
Depois não precisa nada mais do que uma manteiga para comê-los!

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Agora é o Pão recheado!!!


Este é o pão recheado que faço, ao qual utilizo a mesma massa para fazer pizza. A única diferença é que no pão coloco leite morno, e na pizza, água.
Mas esse não foi um dos melhores que já fiz, pois utilizei aquele fermento para pão granulado, seco, que vc deve misturá-lo direto na farinha.. veja, ele mais parecia um peixe!!! Se espalhou todo para os lados..!



Decididamente eu não gosto desse fermento - prefiro o fresco de tablete! E ponto!

Estou pensando até em fazer meu próprio fermento... com a receita da Mari Hirata, que está na revista Prazeres da Mesa Dez/Jan 2010!


Bom, o caso é que estava esperando uma prima minha chegar do Sul, e ela não disse qual o dia certo, pois estavam vindo passeando..

Acordei nesse dia e disse: vou fazer pão recheado e bolo, se eles não chegarem, teria de arrumar outra coisa para servir no dia!
Eis que olho sem querer meu email, e lá está ela, me dizendo que estavam saindo de São Paulo e que logo, logo nos encontraríamos!

Fui correndo até a padaria e complementei o lanche.. com pão doce..

.. pão australiano, linguiça de Blumenau que tinha em meu freezer..


..pão francês, baguete francesa, queijo, presunto, geléia..




..um queijo de cabra com frutas cítricas (interessante, lembrou um recheio de torta de ricota, que leva passas e frutas cristalizadas)..





..e claro, o bolo, que outra hora conto a sua história!

Ah, esqueci de dizer: minha prima chegou com o marido mais 4 filhos, minha irmã veio com marido e 2 filhas, mais minha mãe, outra irmã, euzinha...


Ah, e ainda tinha mais 2 tartarugas das crianças, que viajavam junto!

Então, vcs acham que deu ???

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Pizza ou Pão recheado? Tanto faz...

Tanto faz com essa massa.
Quando ganhei esta receita há muitos anos atrás, foi de Pão Recheado.
Mas logo descobrí que ela também servia para preparar uma deliciosa pizza - pronto, era a massa oficial da pizza!



Esta de cima foi sabor marguerita, com manjericão da minha mini-mini-mini horta.
Esta de baixo era só de mussarela, pois é o sabor que a garotada mais gosta...



E olha eles aí, impacientes, esperando que eu tirasse a foto..



Aliás, aqui em casa eu sinto esse problema no ar.. toda vez que vou tirar foto, sinto que todos ficam impacientes..
Será com vocês também?



MASSA DE PIZZA (ou pode ser um belo pão recheado!)
Ingredientes:
- 500g de farinha de trigo
- 1 copo de leite morno
- 1 tab. fermento p/pão (15g)
- 2 colh. (sopa) de óleo
1/2 colh. (sopa) açúcar
- 100g de manteiga
- sal

Modo de fazer: misture o fermento no leite morno com o açúcar e deixe 15 minutos para fermentar. Jamais coloque em leite quente! Junte todos os outros ingredientes e amasse, sempre de dentro para fora.
Deixe repousar em uma vasilha untada de óleo e abafada com um plástico. Espere 1 hora e tá pronta para esticar.
Forre a forma de pizza untada de óleo e deixe crescer um pouquinho mais.
Coloque o molho e tudo o mais e mande pro forno já aquecido. Leva em média de 30 a 40 minutos para ficar pronta.
Para o pão recheado, você deverá dividir a massa em 2 partes, assim que terminar de amassá-la.
Na 1ª parte coloque presunto picado com molho de tomate.
Na 2ª coloque queijo em fatia. Enrola e coloca em um tabuleiro untado.
Deixe descansar por 1 hora e pincela gema antes de ir ao forno.




Molho de Tomate


Em uma panela, coloque azeite e alho. Coloque os tomates bem maduros e inteiros. Refogue por 5 minutos e leve tudo ao processador. Volte à panela depois de coar. Coloque um pouco de açúcar para tirar a acidez e tempere com sal.

Se tiver paciência (e forem muitos tomates), cozinhe por 3 horas em fogo bem baixo - e então provarás um senhor molho italiano!

Sem paciência? Sem problemas, cozinhe até onde desejar que também fica muito bom!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...