Mostrando postagens com marcador Legumes. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Legumes. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Caçarola de Vegetais Gratinados da Elvira

Quando vi essa receita no Blog da Elvira (Elvira's Bistrot), 
achei-a muito interessante por ser só com legumes!
 O que eu não sabia é que realmente o prato iria me surpreender!
 Não só a mim, mas a todos que o provaram!
Levaram até a receita!
E o aroma dos legumes assando era uma coisa assim... divina!
Você acha a receita aqui e hoje (1 de setembro) ela até postou a receita (aqui - Tasca da Elvira),
em seu outro blog em francês!

Só modifiquei uma coisa na receita: coloquei uma batata inglesa e uma baroa.
Eu recomendo!
Aliás, como todo o blog dela!



E se você assistia o seriado "A Noviça Voadora" 
com a Sally Field interpretando a irmã Bertrille,
você vai gostar de assistir ao primeiro capítulo aqui!

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Suflê de Espinafre

Quando fui fazer este post, fiz primeiro uma pesquisa sobre o espinafre.
Pesquisando no Pequeno Dicionário de Gastronomia (Maria Lucia Gomensoro), descobri que ele é "originário do Oriente Médio, e foi levado pelos árabes para a Península Ibérica no séc. VIII.
Mais tarde os espanhóis o trouxeram para as Américas."

Analisando alguns sites no google, descobri que ele tem várias propriedades, várias vitaminas, várias...
Bem, foram tantas que desisti.


Mas o que mais me chamou a atenção foi que o espinafre é da família das quenopodiáceas.
Fui pesquisar sobre isso - que raios de família era essa!
Cheguei a um site (marcusmello.com.br) que dizia assim:

O famoso marinheiro Popeye, faz propaganda do alimento, dando a entender que quem come espinafre está sempre forte e pronto para superar qualquer obstáculo.

O que poucos sabem, é que no mesmo país de origem do desenho (Estados Unidos), há algumas décadas atrás, a ingestão de leite batido com espinafre (o objetivo era enriquecer a bebida com ferro), causou a morte de crianças recém-nascidas.
A doença ficou conhecida como doença do branco do olho azul, pois o branco dos olhos ficava dessa cor. 

E depois vem falando sobre uma pesquisa feita com animais, onde a alimentação deles, feita somente com a folha, ocasionou a morte de muitos!..
Não estou duvidando nada disso, mas...
Ai, ai, ai... resolvi parar por aí e ficar com a versão do Popeye, 
pois o suflê estava muuuuuito bom!!!



A receita foi retirada do site Cyber Cook, mas acrescentei ou retirei algumas coisitas..

Suflê de Espinafre

1 maço(s) de espinafre
2 colh. (sopa) de manteiga 
1 colh. (sopa) de farinha de trigo (coloquei 2)
1 tablete(s) de caldo de frango (não usei - fervi em água)
2 xíc. (chá) de leite fervente (usei 3)
3 gemas de ovo
4 colh. (sopa) de queijo ralado
3 claras de ovo em neve



Cozinhe o espinafre,com o caldo de galinha e escorra bem a água,pique bem e reserve. 
Leve ao fogo a manteiga com a farinha e doure por igual.Junte o leite quente e deixe engrossar,sem parar de mexer. 
Retire do fogo, junte as gemas e o queijo ralado. Misture bem e acrescente o espinafre reservado. 
Despeje a massa sobre as claras em neve e mexa delicadamente. 
Unte uma forma refratária para o suflê e polvilhe com o queijo ralado. 
Despeje a massa e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos.




Usei uma forma de pirex pequena, e o suflê cresceu que é uma beleza!

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Floripa, Box 32, Sequência de Camarão e Fettuccine de Pupunha

Estar em Santa Catarina e não ir à Floripa não passava por minha cabeça.
Mas teve uma hora que achei que não ia, por problemas de saúde de minha irmã.
Mas ei que surge meu sobrinho salve salve Raul, que me levou até lá num belo sábado...

Primeira coisa que quiz ver era o Mercado Municipal, no centro da cidade.
Quando morei em Floripa, ele não era tão importante assim.

No máximo que lembro dele era de uma padaria que havia lá, que eu comprava pão antes de pegar o ônibus e ir prá casa, na Lagoa da Conceição.

Hoje em dia ele está mais valorizado pela população, com feira ao ar livre,
lojas de artesanato, muitas peixarias, lojas de várias coisas...

E é onde fica o famoso Box 32! 
Se você for à Floripa, não deixe de conhecê-lo!

Você vai poder degustar alguns petiscos com frutos do mar deliciosos!
Mas só paramos ali para um pastel de camarão e um chop, que vem numa tulipa de 500ml.!

Pegamos então a Avenida Beira Mar e partimos para a Lagoa da Conceição!

É um cenário de muita beleza. Me lembro que quando fui morar lá (em 1980), cheguei em dia de chuva e no inverno, e não vi nada demais.  Mas quando vi do alto desse morro, a lua nascendo, pensei: que lugar maravilhoso que estou morando!

Olhe, era aqui a minha casa - não era um privilégio viver neste lugar?

Fui até onde era minha casa, e até que não mudou tanto. Eles apenas fecharam a parte que era uma varanda, e colocaram a porta da entrada de frente, pois antes era de lado. Mas acho que até a árvore de Acácia que tínhamos na frente, se não era a mesma, eles colocaram outra igual lá, hahaha...

Bem, fomos a um restaurante que servia Sequência de Camarão.  Acho que não viemos a um bem recomendado, pois eu meio que me decepcionei:

Vieram esses 2 bolinhos aí de cima (era para 2 pessoas) e essas iscas de peixe (de cima tbém) foram pedidas à parte.
Vieram camarões à milanesa...

Ao alho e óleo, ao Bafo, Filé de peixe com molho de (microscópicos)camarões, salada, arroz e batata frita.  Veio muita comida, mas fiquei frustrada pois havia visto em algum blog por aí, de uma Sequência que você come pastel de berbigão, ostras gratinadas, casquinhas de siri, e uma porção de outras coisitas... e não se chamava sequência de frutos do mar, antes que vc pense!!

Enfim, demos uma olhadinha na praia da Joaquina (que frequentei muito com meus amigos surfistas, mas que hoje tem até uma enorme lingua de esgoto!).

Tentei dar uma olhada na praia Mole, mas foi impossível...tente adivinhar porque!

Então resolvemos dar bye bye, Floripa - você já não é mais a mesma! Tá muito 'prá iturista ver'...


E prá não ficar triste, fiz este salmão grelhado, com molhinho de maracujá que adoro!
Mas o que eu gostei mesmo aqui foi esse Fettuccine de Palmito Pupunha, que nunca tinha feito por achar que deveria ter uma mandoline para obter esses fios...

Que nada, é só ter esse cortador de legumes que custa baratinho nas lojas de R$ 1,99!
Tá certo que a mandoline é muito melhor, você tem como ajustar a espessura que desejar...

Mas quem não tem cão, caça com gato!!! hahaha
Que marravilha!

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Confit de Tomate Cereja


Corte os tomates ao meio e leve-os ao forno regados com azeite extravirgem, sal e açúcar na mesma proporção.
Sirva-os com torradas, ou na pizza, ou na pasta, ou... etc.

O termo 'confit' se refere a um dos métodos de conservação
de carnes mais antigos.

Minha mãe sempre nos contou que quando era pequena, na fazenda dos seus pais, 
quando se matava um porco, sua carne era guardada dentro da banha dele, em latões.

Um dos pratos da França mais famoso, o Confit de Canard,
cozinha-se os pedaços da ave lentamente na própria gordura.


Assim, depois que você assar os tomatinhos, você ainda poderá
guardá-los num lindo pote, com folhas de
manjericão e alhos inteiros, tudo mergulhado em um ótimo azeite.


Na verdade, não foi bem isso que fiz, pois os meus  foram todos para esta pizza...!

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Linguine com Salmão e Alho-Poró


Com 1 posta de salmão e 1 alho-poró este prato rendeu 4 porções.
Além do que, fica muito bom.

Prepare o mise-èn-place:
Limpe a posta do salmão, retirando a pele, e corte em cubos (ou tiras);.
Lave bem o alho-poró e corte em rodelas somente a parte branca.
Creme de leite fresco.
Salsinha picada.
Manteiga.
Sal a gosto.
400g de linguine


Enquanto cozinha a massa (o tempo é de acordo com a embalagem),
coloque na frigideira a manteiga e, após derreter (não deixe escurecer,
para que isso não ocorra junte um pouco de azeite), salteie o alho-poró.
Quando estiver macio jogue os cubos do peixe a deixe apenas alguns minutos,
o suficiente para cozê-los. Coloque o creme de leite e a salsinha.
Tempere a gosto.

Misture com o linguine e pronto: faça a festa!



terça-feira, 21 de setembro de 2010

Frutos e frutos grelhados



Sempre vem nas revistas de gastronomia, uma propaganda de um
restaurante que serve pratos de frutos do mar que eu fico babando...
Nesse dia, havia comprado a revista no dia anterior e
resolvi fazer algo parecido para me vingar da foto!
Retirei um polvo do freezer e fui ao mercado de peixe,
onde comprei camarão, cheiro verde e nirá.
Até tinha mexilhões e lulas também congelados no freezer,
mas quis usar somente estes dois: polvo e camarão.

Enquanto descascava os camarões,
coloquei o polvo para cozinhar na panela de pressão:
lavei o melecoso (dá um nervoso mexer nesse bichinho!),
coloquei na panela junto com uma cebola cortada
em 4, com 1 cravo espetado em cada parte, 1 folha de louro,
1 dedo de água e fechei.
Quando começou a chiar, abaixei o fogo e deixei 15 minutos. 
Terminou, imediatamente joguei água fria para abrir imediatamente
(se não ele continuaria a cozinhar..).


Servi os frutos do mar grelhados, junto com os legumes.
Brócoli: escaldei e na hora salteei com manteiga de alecrim.
Cebola roxa, cebola branca, pimentão amarelo e vermelho: cortei todos em rodelas grossas,
escaldei e na hora grelhei bem, ficando meio tostados
(como eu queria, e não como os da foto..).
Alho: escaldei e tostei (grelhei) também.
Nirá: cortei e salteei com os camarões em azeite.
Batatas: boleei, pré-cozinhei e depois fritei em azeite.
Cheiro verde: piquei bem fininho as salsinhas, e as cebolinhas cortei enviesado (corte chinês).
Tudo no prato, reguei azeite.

Claro, não ficou igual ao da revista, mas...

Clic, clic, clic...(fotos)
Nhac, nhac, nhac, nhac,...
Miam, miam,....
Shlép!




Lua e estrela vistos de minha janela...


quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Receita da Abóbora caipira


Meninas dos comentários do post anterior:
quando comprei essa abóbora nem a conhecia, mas achei ela linda!
Teve uma pessoa que na hora me disse que na casa dela faziam carpáccio com a abóbora caipira, e que as crianças adoravam.
Mas quando fiz simplesmente assei-as embrulhadas em papel alumínio..
Coloquei sal, alecrim e azeite.
Ficaram ótimas!

Gosto muito de coisas simples e espero que vcs não se decepcionem por ser tão fácil, sem mistérios...

Obrigada por todas vcs!

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Você já comeu Cucurbitácea ?

O s legumes apresentam uma classificação, e dentre elas estão as CUCURBITÁCEAS: família de plantas trepadeiras com gavinhas e flores unissexuais.
Existem em torno de 750 espécies conhecidas, mas eu só conheço estas - abóbora, abobrinha, pepino.


Outra classificação: LEGUMES DE FRUTOS - geralmente em pequenos arbustos ou trepadeira de talo único.
Ex: pimentões, pimenta, berinjela, tomates, chuchu.


E agora: vai uma cucurbitácea aí ???

domingo, 21 de março de 2010

Legumes ao forno (olha ele aí...!)




O meu último post (Bolinho de Mandioca, ou 'Petit Gateau..') foi um castigo para mim!
Decidi postar as fotos do bolinho para sempre me lembrar que tenho que caprichar nas produções!

Achei horrorosas as fotos, por isso o post - para eu não me esquecer de caprichar pelo menos nas fotos, hahahaa...

As meninas que fizeram comentários, eu as agradeço muito, pois achei que nem haveria nenhum!

Os bolinhos ficaram uma delícia, mesmo não ficando molinhos por dentro! Mas decididamente eu NÃO SEI FAZER PETIT GATEAU!!!

Não vou culpar tanto assim o forno, mesmo porque esse legumes ficaram divinos!
O segredo é você ter pimentões coloridos na geladeira - pois (pelo menos eu acho!) eles combinam com qualquer outro legume (será? ainda não testei todos!). Pimentão verde eu não sou fã, só no cachorro-quente, por isso uso os coloridos.
Aqui eu tinha abobrinhas, abóboras e... pimentões!
Acrescente sal (eu uso sal grosso triturado e peneirado junto com pimenta do reino em grão), azeite e ervas - se forem frescas melhor ainda, mas se não tiver, use as secas mesmo.
Tampei com papel aluminio e deixei por 10 minutos. Retirei o papel e deixei mais 10 minutos, suficiente para tostá-los.

Aqui agradeço novamente o apoio das meninas!

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Ratatouille ou Caponatta ???


Quando tenho em minha geladeira berinjela, pimentão.. nem hesito!
Jogo na frigideira azeite de oliva, cebola, alho...


... pimentão amarelo (não tinha o vermelho)...



... berinjela (também não tinha abobrinha, quem se importa?),
uvas passas (escuras pois eram sobras do Natal)..


...acrescento tomates pellati, e ervas (orégano seco, manjericão seco, não tinha o fresco) - e refogo por alguns minutos.


A seguir camarões salteados no azeite...


... couscouz marroquino (esse sempre tem na minha despensa).


Saladinha e bananas fritas:
pronto!
- Tá na hora de matar a fome, tá na mesa, pessoal !!! ('Tv Colosso')





domingo, 4 de outubro de 2009

Esculturas em legumes

Na faculdade, tivemos aula de escultura em legumes e frutas. Adorei aprender a fazer estas flores em legumes.. Mas não gosta delas enfeitando pratos... Fiz para colocar em tábuas de frios.






Aliás, fui fazer um evento com tábuas de frios, e encontrei um video no site da Sadia muito legal, em que, além de ensinar a montá-las, caso vc não tenha idéia(!!!), dá as quantidades..


Aqui fiz cenouras e nabo (só deu uma, pois o nabo tava feio neste dia). Outra vez que fizer, coloco o passo a passo. Não é nada dificil...





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...