Mostrando postagens com marcador Frutos do Mar. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Frutos do Mar. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Frutos del Mar a La Plancha

Nome bonito desse prato, hein!
Bonito e gostoso!
Lí em alguma revista sobre um restaurante tal que servia isso..
E fiquei com aquilo na cabeça!


Chamei a galera e servi quase tudo grelhado: Camarão,
Filé de Peixe, Polvo (este pré-cozido)...

Lula e legumes também grelhados: Abóbrinha, Tomate,
Cebola, Pimentão... haja chapa quente!

Os Mexilhões foram cozidos junto com alho, cebola e tomatinhos 'cherry' pelatti...

...para serem saboreados com um pãozinho e uma Manteiga feita por mim mesma!
É só bater com um fuet o creme de leite fresco, bater, bater...
...e quando ficar cheio de água, peneirar para escorrer o líquido,
amaciar levemente a manteiga (ainda na peneira) para sair toda a água.
Depois temperar com o que quiser - eu só usei Flor de Sal.

E finalmente uma Maionese de Batata e Cenoura à La Mana!
Depois que cozinhar as batatas e cenouras, picar bem pequenino,
quase (eu disse quase) um purê.
Aí é só temperar com o molho de maionese (caseira também!).


Você não imagina que delícia que foi!!!


terça-feira, 13 de setembro de 2011

Blogga Rio e Cachaça: Carpaccio de Polvo com Gelatina de Caipirinha!

Esta é uma receita que fiz para participar de uma blogagem coletiva, 
cujo ingrediente principal é a CACHAÇA!

Para quem não sabe, o dia 13 de setembro é o Dia Nacional da Cachaça.
 A lembrança que tenho de minha mãe usando a cachaça, 
era na massa de pastel.
Minha avó fazia uns bolinhos deliciosos também com a cachaça.
E tinha a história que meu pai contava que minha avó dava cachaça para o perú de véspera!

Mas o que mais me lembro desta bebida tão nacional, é de meu pai, 
pois ele sempre tinha em cima da geladeira, uma garrafa e um copinho,
daqueles tipo americano pequeninos, 
para o aperitivo antes do almoço!
Apesar de ser descendente de alemães e holandeses, 
o que ele mais gostava (além da cerveja, claro) era da caninha!
Já fazem quase 30 anos que ele nos deixou, e há pouco tempo atrás, 
descobri que um primo dele fabrica a Cachaça Bylaardt (nosso sobrenome) 
na cidade de Luis Alves - SC, desde 1943.
Uma pena meu pai não ter conhecido, pois a cachaça deles é muito boa!
Já até postei sobre a viagem que fiz até lá aqui!

E voltando à receita, comprei o Polvo fresquíssimo com o meu fornecedor de peixe e levei-o à cozinhar em uma panela com água fervente, 1 cebola cortada em 4 com um cravo espetados em cada parte, 2 folhas de louro. Muitas pessoas acham o bichinho meio repugnante antes de cozinhá-lo (eu!), mas...
 ...depois de uns 40 minutos (você deve verificar sua maciez, não cozinhando demais para não ficar borrachudo), ele fica lindo!
 Depois de cozido, esperei esfriar e cortei os tentáculos, levando ao freezer embalado em film plastico, de forma que eu pudesse cortar em rodelas.
Então fui preparar a gelatina!

Gelatina de Caipirinha de Limão Siciliano

Ingredientes:
1/2 xíc. de cachaça Bylaardt (aqui você escolhe a sua preferida), 
1/2 xíc. de água, 
2 envelopes de gelatina em pó sem sabor, 
2 colh.(sopa) de açúcar,
1 xic. de suco de limão siciliano.
 Juntei a gelatina, a água e o açúcar numa tigela e misturei bem.
Levei ao banho-maria até a gelatina derreter.
Desliguei o fogo, e coloquei o suco do limão mexendo bem.
 Quando esfriou juntei a cachaça e coloquei em uma forma para ficar fino e eu poder cortar depois em cubinhos.  Levei a geladeira. Leva 4 horas até endurecer, mais ou menos.
 Finalmente no dia de servir, retirei o polvo do freezer, cortei-o finamente e dispus em um prato.
Coloquei os cubinhos da gelatina, salpiquei com ervas, azeite extravirgem e fleur de sel de Guérande.
Aqui uma versão com pimenta dedo-de-moça...

Essa gelatina fica bem cítrica, que você pode servir com outras coisas, como por exemplo...



Essa receita está participando do Concurso Cachaça na Cozinha realizado pelo Blogga Rio e Mapa da Cachaça como forma de comemoração ao mês da Cachaça. Dentre todas as receitas postadas que contém cachaça como um de seus ingredientes, uma banca de jurados selecionará as 5 melhores, que concorrerão ao prêmio final composto por um Kit de Cachaças de Paraty.
 A votação para o grande vencedor será aberta ao público entre os dias 19 e 22 de setembro e acontecerá através do facebook do Mapa da Cachaça [www.facebook.com/mapadacachaca]
Para votar, você deve curtir primeiro a página do Mapa da Cachaça.


Olhe quem está participando aqui e vota lá!



Blogs participantes

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

O tempero do camarão!

Chegou a vez do teste do Tempero para Peixes e Frutos do Mar!
 Essa latinha com um mix de ervas adquiri no site da Coquelux: 
Nomu Seafood Rub.
Já o havia testado com filé de peixe.
Então resolvi que usaria no camarão.

Seus ingredientes: sal, salsa, coentro, cebola, mostarda, 
açúcar, pimenta do reino, gengibre, funcho, endro (dill), óleo de lima.

 Nesse dia tive uma ajudante de cozinha muito especial que descascou alho, lavou alface e tomate, arrumou a mesa...
 Então ela me pediu que fotografasse o seu prato e 
perguntou se eu iria colocá-lo no meu blog.
Olha ele aí, Cecília:  arroz, feijão, carninha e salada!
 E não é que ela comeu tudo e ainda repetiu?!
 Só não quis experimentar o camarão!
Sobre o tempero: é gostosinho, mas nada como as ervas ao natural!




Pode rir, mas esse era um dos meus preferidos! Hahahaha...

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A Mesa, o Polvo e o Camarão!


Precisava inaugurar a minha mesa!
 Faz um tempo que comprei essa minha linda mesa de demolição!
Quando a adquiri pensei principalmente em fazer pasta.
E não é que desde então não fiz mais macarrão caseiro?!!
 Pensei outro dia: tá na hora (aliás, já tinha passado da hora!)!
Foi então que comprei polvo e camarão.
 O polvo era para fazer um prato para uma blogagem especial (futuro).
O camarão veio no rastro, rsrs..
Pronto: a mesa foi super hiper aprovada para fazer pasta!
 O polvo primeiramente (fora o da blogagem especial!), era para ser servido
com a massa e um vinagrete de tomates sweet grape...
Só assim já estava lindo!
 Mas o povo (não o polvo!) pediu:
Camarão!
O polvo foi cozido e depois grelhado.
O camarão refogado no azeite, alho e um pouquinho de creme de leite fresco.



MOMENTO RETRÔ
Eu fui uma aluna dos anos 70!


Estas figuras abaixo achei no blog do Marcos Dhotta (Caríssimas Catrevagens).

Decalques: era só colocar na água para soltá-los e colar.
 Essa figura eu me lembro nos cadernos...
 O meu estojo também era de madeira!

O blog dele é a minha cara, hahaha...!

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Floripa, Box 32, Sequência de Camarão e Fettuccine de Pupunha

Estar em Santa Catarina e não ir à Floripa não passava por minha cabeça.
Mas teve uma hora que achei que não ia, por problemas de saúde de minha irmã.
Mas ei que surge meu sobrinho salve salve Raul, que me levou até lá num belo sábado...

Primeira coisa que quiz ver era o Mercado Municipal, no centro da cidade.
Quando morei em Floripa, ele não era tão importante assim.

No máximo que lembro dele era de uma padaria que havia lá, que eu comprava pão antes de pegar o ônibus e ir prá casa, na Lagoa da Conceição.

Hoje em dia ele está mais valorizado pela população, com feira ao ar livre,
lojas de artesanato, muitas peixarias, lojas de várias coisas...

E é onde fica o famoso Box 32! 
Se você for à Floripa, não deixe de conhecê-lo!

Você vai poder degustar alguns petiscos com frutos do mar deliciosos!
Mas só paramos ali para um pastel de camarão e um chop, que vem numa tulipa de 500ml.!

Pegamos então a Avenida Beira Mar e partimos para a Lagoa da Conceição!

É um cenário de muita beleza. Me lembro que quando fui morar lá (em 1980), cheguei em dia de chuva e no inverno, e não vi nada demais.  Mas quando vi do alto desse morro, a lua nascendo, pensei: que lugar maravilhoso que estou morando!

Olhe, era aqui a minha casa - não era um privilégio viver neste lugar?

Fui até onde era minha casa, e até que não mudou tanto. Eles apenas fecharam a parte que era uma varanda, e colocaram a porta da entrada de frente, pois antes era de lado. Mas acho que até a árvore de Acácia que tínhamos na frente, se não era a mesma, eles colocaram outra igual lá, hahaha...

Bem, fomos a um restaurante que servia Sequência de Camarão.  Acho que não viemos a um bem recomendado, pois eu meio que me decepcionei:

Vieram esses 2 bolinhos aí de cima (era para 2 pessoas) e essas iscas de peixe (de cima tbém) foram pedidas à parte.
Vieram camarões à milanesa...

Ao alho e óleo, ao Bafo, Filé de peixe com molho de (microscópicos)camarões, salada, arroz e batata frita.  Veio muita comida, mas fiquei frustrada pois havia visto em algum blog por aí, de uma Sequência que você come pastel de berbigão, ostras gratinadas, casquinhas de siri, e uma porção de outras coisitas... e não se chamava sequência de frutos do mar, antes que vc pense!!

Enfim, demos uma olhadinha na praia da Joaquina (que frequentei muito com meus amigos surfistas, mas que hoje tem até uma enorme lingua de esgoto!).

Tentei dar uma olhada na praia Mole, mas foi impossível...tente adivinhar porque!

Então resolvemos dar bye bye, Floripa - você já não é mais a mesma! Tá muito 'prá iturista ver'...


E prá não ficar triste, fiz este salmão grelhado, com molhinho de maracujá que adoro!
Mas o que eu gostei mesmo aqui foi esse Fettuccine de Palmito Pupunha, que nunca tinha feito por achar que deveria ter uma mandoline para obter esses fios...

Que nada, é só ter esse cortador de legumes que custa baratinho nas lojas de R$ 1,99!
Tá certo que a mandoline é muito melhor, você tem como ajustar a espessura que desejar...

Mas quem não tem cão, caça com gato!!! hahaha
Que marravilha!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...