Mostrando postagens com marcador Festa. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Festa. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Esfirra da Palmirinha!

Decidi fazer salgadinhos no aniversário de minha mãe.
Fiz Esfirra de Carne, receita da Palmirinha, que ficaram de-li-ci-o-sas!

Esfirras de Carne Moída

Para a massa
Farinha de trigo, 1 kg
Água morna, 250 ml
Óleo, 220 ml
Açúcar, 1 colher (sopa)
Sal, 1 colher (sopa rasa)
Fermento para pão, 3 tabletes
Gema, 1

Para o recheio
Carne moída, 500 g
Cebola, 1
Tomates, 2
Hortelã, ½ maço
Limão, 2
Sal e pimenta, a gosto


Recheio
Em um recipiente coloque a carne moída, a cebola, os tomates,
a hortelã, o suco de limão, o sal e a pimenta.
Misture (deixe no tempero por aproximadamente 30 minutos para pegar gosto).
A seguir, escorra sobre uma peneira, para que fique bem sequinho.

Massa


Em um recipiente, esfarele o fermento e adicione o sal.
Misture até obter um líquido.
Acrescente a água morna , o óleo e o açúcar.
Adicione a farinha aos poucos
(reserve um pouco, acrescentando apenas se for necessário).
Sove em uma superfície enfarinhada até dar ponto.
Deixe a massa descansar por 20 minutos.
Abra porções da massa com o rolo (polvilhando farinha).
Modele com cortador redondo. Coloque o recheio.
Feche unindo as pontas no centro.
Empregue o recheio.
Pincele com a gema de ovo as esfias e leve ao forno
pré-aquecido a 180C por 20 a 25 minutos.



As Empadinhas de Queijo que fiz, a massa é da
Palmirinha também, cuja receita postei
Só que desta vez fiz aberta, com recheio de Queijo
que misturei no liquidificador: 3 ovos, 1 1/2 xíc. creme de
leite fresco, 1 xíc. de leite, bastante queijo ralado (usei umas
misturas de muçarela, bola e parmesão). Temperei com
sal (pouco, pois os queijos já são salgados) e noz-moscada.
Coloquei o recheio na massa crua e assei.

E finalmente fiz também kibe, ao qual misturei metade farinha
de kibe, metade carne moída, temperado com cebola bem picadinha,
hortelã picada, sal, pimenta e zathar (tempero árabe).

Depois veio o jantar...
...que vai ficar para a próxima postagem!


quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Parabéns, Mamãe!

Esta postagem é uma homenagem à minha querida Mamãe!
Dona Ida fez 84 anos!

Ela sempre foi muito ativa: teve 6 filhas e sempre
foi dona de casa. De repente teve um AVC e algumas coisas mudaram.
Ela já não faz mais nada, apesar de andar.
Seu cérebro ficou confuso, mas continua lúcida.
Graças à Deus!


Eu sou a filha (a 5ª) que cuida dela.
Então preparei este bolo cheio de rosas,
que é o que ela é para mim! Recheado de leite condensado
cozido e ameixas. A receita do bolo está aqui!

Usei marshmallow para enfeitar, e fiz as rosas com pasta americana pronta.

Receita do Marshmallow:
Faça uma calda: coloque 2 copos americanos
de açúcar com 1 de água. Leve ao fogo, mexa até dissolver
o açúcar e não mexa mais. Desligue o fogo quando chegar
em ponto de fio (faça o teste com uma colher: derrame a
calda - ela deve cair formando um fio).
Na batedeira, bata 4 claras em neve.
Adicione 2 colheres (sopa) de açúcar.
Acrescente a calda, sempre batendo, aos poucos,
e continue batendo até esfriar um pouco (10 minutos).


Fiz um bolo pequeno, pois também fiz brigadeiros
branco e preto, mini-cupcakes com mashmalow.
Também fiz os salgadinhos e o jantar (em breve postarei).

O pudim de leite condensado foi outra filha dela quem fez: Jussara.
E a filha que mora em Joinville, Mara Lúcia, trouxe de
lá uma torta alemã - made in avião - acredite se quiser!
Minha sobrinha Mariana diz que de todos que ela experimenta
por aí, esse é o melhor! Então tá, né!

Mãe: te amo!

terça-feira, 24 de julho de 2012

Lasanhas...

Queria servir no almoço de meu aniversário, algo que eu
não precisasse ficar na cozinha, pois toda vez que tem festa,
almoço, etc, aqui em casa, adivinha quem fica sempre na cozinha?
Como era o meu dia, queria estar mais presente na sala com todos.
De manhã só teria o trabalho de montar a mesa de aperitivos,
colocar as bebidas para gelar e lavas as folhas da salada.

Para isso resolvi fazer Lasanhas: de Camarão, de Bacalhau e à Bolonhesa.

Montei-as de véspera e no dia do almoço, foi só colocá-las para
gratinar. Fiz também uma salada para que aliviasse as calorias, hehe..
Salada com mini folhas (agrião, rúcula, beterraba, etc), com tomatinhos
sweet grapes (os do aperitivo que comprei a mais) e palmitos em bolinhas.


A Lasanha de Camarão fiz o molho da seguinte forma:

Primeiro fiz um molho básico de tomates e um molho básico branco.
 Salteei todos os camarões, aos poucos, no azeite.
Peguei uma parte dos mesmos (1/4) e bati no liquidificador com
o molho de tomate, deixando pedacinhos dos mesmos.
 Levei à panela, acrescentei molho branco (que seria usado
na Lasanha de Bacalhau e na de Bolonhesa), e
coloquei ervilha fresca pré-aferventada (lembra do Ceviche?).

Depois foi só montar a Lasanha: a primeira camada de molho,
depois a massa, depois muçarela, e por aí afora.
Terminando com o queijo, um pouco do molho e uns
camarões bonitões! 

Ah, a massa foi comprada pronta, não me atreví a fazê-la,
pois eram muitas lasanhas!


Lasanha de Bacalhau:

Esta foi a mais elogiada!


Usei postas de bacalhau já dessalgada (ah, só compro assim!),
dando uma fervura e retirando as espinhas e separando em lascas.
O molho era o branco: a primeira camada sempre começa com
o mesmo, depois vem a massa, então as lascas, os tomatinhos e
as azeitonas pretas picadinhas (estes aproveitados dos aperitivos!),
mais molho e enfim a muçarela.
Repita até até terminar com o queijo,
o molho e os enfeites (tomatinho e azeitonas).


A Lasanha à Bolonhesa esqueci de fotografá-la, pois era a
primeira que foi servida, por causa das crianças...
Veja aí embaixo a carinha de uma delas comendo...
As meninas estavam esperando as outras!


Mas houve quem não dispensasse uma saladinha, né Enrico!


Olha as meninas aí já se servindo!


Prato bonito, hein!?!


Após o almoço, hora do parabéns!
Docinhos e bolo, ah, gente, tudo encomendado!
Eu realmente queria descanso, hahaha...


Até porquê, olha a idade!!!


E a foto aqui da família... e sabe quando ninguém tem paciência
para programar o temporizador da máquina para tirar foto?
Então alguém que está aqui nessa foto abaixo...


...não está nessa, e vice-versa!!!


Agora só ano que vem!

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Ceviche de Polvo


Ceviche de Polvo é muito fácil de fazer,
quando se tem intimidade com esse molusco.

Faz assim:
cozinhe o polvo em panela de pressão colocando o bicho ali dentro,
2 folhas de louro,
1 cebola descascada cortada em quatro e com um cravo
espetado em cada parte,
2 dedos de água.
Tampe a panela e quando chiar, conte 10 minutos.
Desliga.
Deixe esfriar, limpe retirando aquelas ventosas dele,
corte em pedaços e adicione cebolas roxas cortadas em
meia lua, ervilhas frescas, caldo de 1 limão siciliano,
sal e pimenta moída na hora,
e finalmente azeite.

Sirva com xícaras de cafézinho...
Repare que servi juntando diferentes xícaras...
Se precisasse, colocaria até outras coloridas...
O que importa é ser feliz!

Além de todas as outras coisas que servi feitas por mim,
ainda ofereci patês (o que sobrou do tomatinho recheado, lembra?),
junto com pepinos em conserva,
cerejas frescas, presunto crú (sobrou daqueles que coloquei
no queijo), patê de foie gras...

...direto da França - chiquê!

Torradas variadas...

E esses potinhos lindos, que vieram com o patê dos tomatinhos,
com amendoins com sabor de bacon.

Próximo capítulo da minha festa?
Prato principal.

À demain, que eu vou em frente!

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Rolinhos de Abobrinha e Tomatinhos recheados


Esses foram dois tipos de aperitivos servidos, feitos à base de legumes.

Rolinhos de Abobrinha:

o que diferenciou de muitos que vi pela internet servidos, foi que
utilizei a abobrinha crua. E ponto. Nada de grelhar, cozinhar...
Cortei em lâminas e recheei com Mussarela de Búfala e Tomate
seco em conserva (é só cortar em tiras).
Prá complicar um pouquinho, em vez de usar palitos (é o que
vc pode fazer se não quiser muito trabalho), usei cebolinhas para amarrar.
Basta jogá-las em água fervente por 30 segundos e depois
em água gelada. Depois é só deixar secando em cima
de papel-toalha. 
Fiz os rolinhos de véspera e guardei-os na geladeira - não
temperei, apenas joguei por cima uma pouquinho do
líquido da conserva do tomate (pouco mesmo).
No outro dia foi só colocá-los na bandeja.
Foi um sucesso, pode ter certeza!


Tomates 'sweet grape' recheados:

Não tem mistério, e sim paciência!
Corte a base para ficarem em pé.  Você pode utilizar
o sal grosso para firmá-los, sem ter que cortar.
Da próxima vez farei assim, firmando no sal.
Corte a tampa e retire o que conseguir do miolo.
Fiz isso um dia antes, mas só recheei no dia da festa.
Usei um patê que comprei no Pão de Açúcar supermercado.
É um ótimo lugar para comprar produtos para festa,
mas em compensação não faz nada bem para o bolso! rsrs..
Era um patê de queijo tipo Boursin, uma delícia.
Como era sabor ervas, enfeitei com mini folhas de manjericão.
Finalizei salpicando flor de sal.


Eu recomendo!


segunda-feira, 9 de julho de 2012

Festa de aniversário! - Queijos e um kit da Hemmer.

Foi a minha festa de aniversário!
E eu começo hoje a mostrar o que foi servido.

Não: não são docinhos!
São queijos...
Queijo do Reino com Pistache picado, unidos com mel e azeite.
Queijo Bola com cubinhos de Azeitona preta.


Queijo Gouda com Rúcula e Presunto crú.
Queijo Provolone com Damascos cozidos em calda de açúcar.


E aqui o visual que ficou!
Todos gostaram deste carinho que lhes proporcionei!


Durante a semana vou postar outras coisas servidas.


Na decoração usei limões (siciliano, tahiti) e laranjinhas
kinkan (que depois viraram uma bela conserva!).


Lima da Pérsia e limão galego (é difícil achá-lo por aqui!).
E flores brancas e amarelas.



E este é o kit da Hemmer que chegou no dia da festa de manhã.
Foi a primeira vez que ganhei um sorteio dos blogs.
Agora eu sei: a esperança é a última que morre, rsrs.
Mas o que foi mais legal é que ganhei de um blog super hiper conhecido
da blogosfera: Cozinhando com Josy.
Josy é uma pessoa incrível, pois quando ela faz algum
comentário em nosso blog, parece que ela está ali na sua frente,
sentada na sua sala ou cozinha!
Então eu acho que essa minha sorte em ter ganho o kit pela
primeira vez no blog dela, é por causa do carinho que sinto por ela!

Kit composto por: grão de bico, molho de tomate, pimenta
biquinho, geleia de ameixa e atum da Hemmer.

Valeu, Josy!
Pode crer que vou aproveitar os produtos!

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Bom dia, Mamãe!


No dia das Mães fiz uma mesa de café da manhã bem simples,
mas com detalhes mimosos! Éramos só eu e mãe!
Comprei esse conjunto de jogo americano com guardanapo e
porta-guardanapo muito bonitinhos!
No cálice coloquei mamão com yogurt.
Os copos com água para os remedinhos depois (é a idade...)!
No centro da mesa o bolo confeitado mais cafona que já fiz!
Tanto que nem vou colocar a foto dele de perto, hahaha..
(mas tava uma delícia - menos mal, rsrs)
Mini leiteira com o leitinho só dela
(não bebo café com leite, só puro).
O adoçante dietético pra compensar as calorias...
Frutas e Buda para abençoar o dia dela!
Somos católicas, mas seguimos também a Seicho-No-Ie (vc conhece?).
Só, pois não somos de comer muito no café da manhã,
e ainda vinha o almoço pela frente. As outras filhas é quem
trariam as comidas! Dessa vez fiquei de fora (exigência minha - afinal,
ela tem tantas filhas... 5 atualmente...
mas só vieram 2...mais eu, é claro!).
O principal era o bolo que fiz no dia anterior.

Bolo recheado com:
1 - Geleia de Damasco que fiz cozinhando os mesmos,
e depois bati no liquidificador.
Voltei prá panela com açúcar light (era a consciência
que tava ficando pesada!)
2 - Um disco de suspiro, com receita da sobremesa
postada aqui: Pavlova.
3 - Um creme de coco feito com  uma lata de leite condensado light
(olha a consciência aí de novo!), a mesma medida de leite,
2 gemas e depois que engrossou, coco nele!

4 - Aff, e prá completar pedaços de ameixa em calda!

Entendeu agora o adoçante lá da mesa??? Rsrsrsrs...

sábado, 7 de abril de 2012

Osterbaum e uma Feliz Páscoa!

'Osterbaum' é a árvore da Páscoa!
E é com a minha 'osterbaum ' que desejo a todos 
uma Santa e Feliz Páscoa! 



quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Colorindo a Mesa!

É verão! Tá muito calor!
Quarta-feira de cinzas e um lanche à noite prá familia!
 As imagens falam por si só.
 Quase tudo no palito!



 Acrescente umas torradas e pastinhas.
E sirva um vinho rosé bem gelado!

E viva a família!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...